• A nossa cultura é nossa essência

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/06/2019 13:00

    Uma cidade não é nada sem a sua cultura, sem seus aspectos particulares e sem os fatores que nos tornam únicos. Quando nós temos um tesouro como a Bauernfest, por exemplo, é necessário mostrarmos essa riqueza para todo o mundo. Acredito que o investimento em festas tradicionais e eventos em um município, deve se valer de dois fatores: Nas vantagens para a economia local e no investimento para a população de Petrópolis.

    Quando pensamos da festa do colono alemão, é impensável imaginar a nossa cidade sem ela. É algo tão natural, tão habitual, que chega ser um choque quando percebemos que ela teve a sua primeira edição há pouco tempo, em 1989. É essa forma de nos conquistar e de fazer o evento se tornar algo intrínseco ao petropolitano, que devemos valorizar.

    Eu ainda acredito em uma expansão maior, chegando em todos os cantos da nossa cidade. Eu consigo enxergar todos entrando no espírito festivo: os comerciantes de todos os bairros enfeitando os seus negócios e os moradores decorando as suas casas. Para mim, ainda são necessários investimentos e a amplificação do diálogo com os empresários. Principalmente de regiões afastadas do centro.

    Muito já avançou em relação aos nossos eventos, mas sempre há espaço para ampliarmos. Um dia, eu me peguei pesquisando sobre a nossa cidade no passado. Eventos grandiosos eram muito comuns. Festas populares e investimentos conscientes, tudo sabendo da importância do retorno. Se em algum momento a nossa cidade foi uma das capitais do cinema, por exemplo, isso era uma forma de mostrar Petrópolis para todo o Brasil e para todo o mundo.

    Mas é sempre importante destacar que, mesmo com o reflexo positivo, as festividades são uma forma de exaltar a nossa cultura. E não seria realista se não criássemos formas de englobar os próprios petropolitanos. Nada mais justo que criar uma festa que não seja somente para os turistas, mas também para os petropolitanos.

    É muito comum, em nossa cidade, ocorreram eventos relevantes nas áreas centrais e os distritos e os bairros, ficarem abandonados. Pois bem, se existem tantos pontos positivos no investimento nestas festividades, por que não levar esses benefícios para os bairros?

    Outro evento que tem ganhado cada vez mais magnitude é o Natal Imperial, algo que atrai turistas e moradores, que motiva todo o município. Mas esbarramos com o mesmo caso. Da expansão para outras localidades e bairros mais afastados. Precisamos que os impactos positivos das festividades sejam sentidos por todos os petropolitanos.

    Agora, é importante destacar ações que dão muito certo, como é o caso da Rua 16 de Março. Sempre passo no local e fico deslumbrada com tamanho carinho! O lugar sempre se transforma, conquistando todos que passam. Ali, as festividades chegam com tudo! Mas nem sempre foi assim: O motivo das decorações é pela união da iniciativa privada do local. Isso mesmo, os empresários juntos criam formas de mudar e transformar toda a rua. Imagina essa iniciativa em vários lugares de nossa cidade? Pensem só quantos lugares mágicos poderiam ser criados com os temas dos nossos eventos e exaltando a nossa cultura. 

    Por mais que os eventos sejam magníficos e cheios de encantos., há formas de englobamos mais pessoas e lugares, transformar os eventos em uma realidade em todos os nossos recantos e ter, como reflexo desta ampliação, mais retorno para nosso município.

    Últimas