A maioria das mortes por Covid-19 poderia ser evitada
Uma pessoa que faz atividade física regularmente, independente da idade, tem risco 33% menor de morrer de cardiopatias. Kraus WE et. all (2019). Mas se é sedentária e tem hipertensão arterial, independente da idade, entra no grupo de risco da C19.
Pessoas fisicamente ativas têm 44% de risco menor de desenvolver complicações com o colesterol. Mas se é sedentária e tem colesterol elevado entra no grupo de risco da C19.
O câncer é a segunda causa de morte de doenças não transmissíveis no Brasil, os estudos mostram que o risco de morrer pela doença é 50% menor nas pessoas fisicamente ativas se comparadas aos sedentários. Pessoas em tratamento de câncer em qualquer idade é grupo de risco da C19.
O Diabetes, outra patologia grave no mundo, é consenso médico que um estilo de vida saudável pode reduzir em 78% as chances de desenvolver o tipo 2. Além disso, a taxa de mortalidade pela doença nos fisicamente ativos é menos da metade se comparada com os sedentários Schlesinger S, et. all. (2020). Diabéticos não controlados entram no grupo de risco da Covid 19.
A maioria das pessoas que faz atividade física declara que o principal objetivo da saúde é evitar a obesidade. Fato. A obesidade em qualquer idade é grupo de risco da C19.
Vale lembrar que 80% dos infectados por Covid-19, segundo a OMS, não precisarão de internação e muitos nem saberão que teve contato com o vírus! Dos 20% que podem ser internados, o número de mortes é menor do que 15% sendo que a maioria absoluta dessas mortes são as pessoas com outras comorbidades não controladas. Fala-se à toda hora, de modo generalizado que os idosos com mais de 60 anos são do grupo de risco. Nem sempre caros leitores e leitoras! Um idoso fisicamente ativo sem comorbidade nenhuma tem menos chance de morrer da C19 do que um jovem adulto sedentário, obeso, hipertenso e diabético. Todo mundo lá no fundo está com medo da doença. Proteja-se. Esperamos que depois da pandemia o susto e o medo sirva para as pessoas cuidarem mais da saúde para que, se houver uma próxima pandemia não estejam tão vulnerável assim.
PAPO RETO – Em Petrópolis continua crescendo o número de RECUPERADOS somados aos NEGATIVOS cujo resultado dessa equação é MAIOR que dos testados positivos. As mortes são preocupantes por serem muito dolorosas para as famílias que nem direito a honras fúnebres têm. Enquanto não houver vacina proteja-se seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Prof. Moraes
Literatura Sugerida: 1) Kraus WE, Powell KE, Haskell WL, Janz KF, Campbell WW, Jakicic JM, et al. Physical Activity, All-Cause and Cardiovascular Mortality, and Cardiovascular Disease. Med Sci Sports Exerc [Internet]. 2019 Jun 1 [cited 2020 Apr 21];51(6):1270–81. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31095084.