• A magia do Natal Imperial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/12/2017 09:05

    Há muitos anos não víamos tantas luzes e alegria circulando pela nossa cidade. A iniciativa de promover o Natal Imperial foi uma brilhante ideia. Finalmente, nossa cidade está presente na imprensa local e nacional divulgando boas noticias ao invés de enchentes, quedas de barreiras, trapalhadas políticas e problemas na rodovia BR-040.

    Estivemos recentemente no Natal Luz de Gramado – RS. Um espetáculo: desfiles diários; shows noturnos num lago; patinação no gelo; aluguel de carrões importados; uma cidade em miniatura e o acender das luzes da Catedral. Tudo com ingressos regiamente cobrados. A única atração que consideramos natural é uma linda cachoeira que fica em Canela, uma cidade ao lado.  

    Nós temos o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, o Quitandinha com seus salões e o imenso lago, a Casa de Santos Dumont, a Catedral, a Praça da Liberdade, a Avenida Koeller e a nossa localização no meio do mapa do Brasil e perto do Rio de Janeiro, o que facilita o acesso de turistas, enquanto Gramado está no extremo sul do país. Nossos argumentos são incomparáveis, com a maioria dos eventos totalmente de graça.

    Está sendo impressionante vermos a população local e as famílias de turistas transitando alegres pelo Centro Histórico, com as ruas e praças lotadas, hotéis e pousadas esgotados e os restaurantes com filas. Significa uma boa receita extra que entra no caixa de nossos comerciantes, abalados pela crise em curso.

    A Rua 16 de março iluminada e se tornou mais uma atração, com apresentação de bandas ao vivo, Túnel de Luz, enfeites e a presença do Papai Noel. Evento totalmente bancado pelos comerciantes da rua através da iniciativa das lojistas Célia Cristina Gonçalves D´Azevedo e Alvanei Abi Daud, com a consultoria de Evani Rita Noel. Também temos a participação de grandes empresas da cidade, viabilizando a Parada Iluminada aos domingos, as belíssimas e diferentes iluminações da Praça da Liberdade, com a casa do Papai Noel e uma árvore de Natal com 25 metros com uma coroa enfeitando o topo e muita música apresentando um repertório variado, da Koeler, que também ganhou iluminação especial com luzes azuladas, a fachada da Câmara Municipal ganhou uma bela iluminação e do Palácio de Cristal com o projeto Doce Natal, uma enorme variedade de balas e doces caseiros para as crianças e ainda tem apresentação de bandas e corais da cidade. Árvores do Centro Histórico ganharam iluminação diferente. O Quitandinha é um espetáculo a parte com o jogo de luzes, a árvore de Natal flutuante e a realização de shows e peças teatrais com artistas consagrados.

    Não podemos esquecer a presença da Prefeitura, através do prefeito Bernardo Rossi e dos secretários Marcelo Valente, Marcelo Fiorini e Leonardo Randolfo, com os guardas municipais e os garis empenhando-se para manter a cidade limpa, o trânsito, e a ordem pública. O Natal Imperial é uma clara prova de que, quando se unem o poder público e os empresários de maneira transparente e clara, as coisas podem acontecer. 

    Muito legal vermos o significado do Natal em nossa cidade, com ruas coloridas e a alegria das crianças.

    Evidentemente, acontecem erros e acertos, mas o que fica é a iniciativa de fazer, que é impagável, envolvendo centenas de pessoas empenhadas unicamente na produção dos eventos, sem quaisquer vantagens pessoais.

    Esperamos que a sementinha da magia do Natal Imperial cresça e frutifique, marcando o evento como mais uma grande atração da nossa cidade, a exemplo da Bauernfest.

    ahistoriadoquitandinha.com.br


    Últimas