• #MaisPetrópolis: A inflação já subiu a Serra e chegou em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/09/2021 11:10
    Por Alexandre Gurgel

    O Banco Central do Brasil define a inflação como o aumento dos preços de bens e serviços. Ela implica diretamente na diminuição do poder de compra da moeda. A inflação é medida pelos índices de preços. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice utilizado no sistema de metas para a inflação.

    Há algum tempo a inflação no Brasil estava controlada. A gente nem lembrava mais do fantasma da economia. Acontece que o índice da inflação está quase em dois dígitos. O IPCA acumulado de 12 meses foi de 9,68%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – agosto de 2021.

    O índice leva em conta não apenas a variação de preço de cada item da cesta básica, mas também o peso que ele tem no orçamento das famílias. Você morador de Petrópolis já começou a sentir a volta da inflação? Confira a seguir.

    Além do álcool (etanol) – 57,3%; gasolina – 39,7% e botijão de gás – 29,3%, os seguintes alimentos são os campeões de inflação em 2021: óleo de soja – 84,3%; repolho – 44,2%; músculo – 43,4%; tomate – 43%; feijão fradinho – 42,4%; arroz – 39,7%; patinho – 39,1%; mandioca (aipim) – 37,2%; picanha – 32,9%; açúcar refinado – 31,1%; salsicha em conserva – 30,6%; frango inteiro – 20,8% e leite em pó – 16,5%.

    No momento, os produtos e serviços consumidos pelas pessoas de menor renda estão tendo um aumento muito maior do que o índice médio da inflação. Um desastre para as pessoas mais humildes, aquelas que enfrentam as maiores dificuldades. E o empobrecimento da população ainda torna mais grave problemas sociais.

    O esforço conjunto de todos nós para encontrar a agenda comum dos brasileiros, nos parece ser o melhor caminho. Que políticos e técnicos estejam unidos pela pauta da retomada econômica.

    Contribua com a coluna enviando seu e-mail sugestão para alfagurgel@gmail.com ou no WhatsApp (24) 99395-1146.

    * Alexandre Gurgel é professor, doutor em políticas públicas pela UFRJ e mestre em gestão pela FGV.

    Últimas