• A importância de uma política sustentável

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/01/2021 08:10
    Por Gilda Beatriz

    A preocupação com o meio ambiente deveria ser algo normal no nosso cotidiano. Se preocupar com o impacto que temos no mundo é um assunto contemporâneo e necessário. Assim, como legisladora, acredito que é minha responsabilidade atuar na defesa de uma sociedade mais sustentável. Na última semana, consegui a aprovação de um projeto que busca práticas que respeitem o meio ambiente na Casa Legislativa. A “Câmara Verde” é uma medida que pode parecer simples, mas que é efetiva e pensa no futuro.

    Não é a primeira vez que consigo a aprovação de uma medida que busca o desenvolvimento sustentável em Petrópolis. Sou autora, por exemplo, da Lei que proíbe os canudos plásticos em nosso município. Estes canudos representam 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno, não são biodegradáveis, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente. Atualmente, os canudos biodegradáveis substituíram por completo os feitos com essas substâncias danosos ao meio ambiente.

    Mas, mesmo que as medidas se tornem Lei, é importante considerar que é necessária a mudança dos nossos atos no dia a dia. Pensarmos em como podemos mudar os nossos hábitos faz a diferença. Cada passo em direção a uma vida sustentável é caminhar para um novo futuro.

    Pensar em sustentabilidade e nos preocuparmos com o meio ambiente é defender a saúde, defender a humanidade e defender a nossa existência. É acreditar em uma nova forma de pensar, de agir e de buscar o equilíbrio entre sociedade e o planeta. Enfim, não jogar lixo no chão, respeitar os espaços que compartilhamos entre todos, descartar de forma consciente o nosso lixo em casa. São pequenas atitudes que fazem a diferença!

    Todos precisam estar atentos ao seu impacto particular no mundo e as pequenas mudanças de hábitos podem mudar, por completo, a forma que atuamos no planeta. É necessário sabermos que fazemos parte de uma sociedade e, concomitantemente, todas nossas ações individuais geram impactos coletivos. 

    Cada passo que damos na Terra geram pegadas e essas pegadas podem ser marcas positivas, que mostram que nossa ação enquanto seres foi digna do desenvolvimento humano, ou podem ser marcas de destruição e desordem. Estarmos cientes do nosso papel é de grande importância para mudarmos o futuro. Então, a lição que devemos levar é: nós precisamos mudar nossos hábitos no dia a dia.

    Últimas