• “A História do Banquete Imperial”: projeto conta de forma lúdica e divertida um pouco dos hábitos da família imperial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/03/2021 09:00
    Por Vivian Dutra

    Neste domingo não vai faltar atração para a criançada com a estreia do projeto “A História do Banquete Imperial”, que vai ao ar às 16h, no canal de Youtube História pra Todo Canto!. O trabalho de contação de história tem autoria da atriz e diretora teatral Mary de Paulla, que se baseou em fatos históricos para contar, de forma lúdica e divertida, como eram os hábitos alimentares da família imperial. E é com o uso de bonecos que toda a história é contada em um roteiro que mistura música, culinária e teatro. O projeto foi viabilizado com recursos repassados pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes, através da Lei Aldir Blanc.

    O boneco D. Pedrinho conta um pouco da história de forma lúdica e divertida/Fotos: divulgação

    A história é conduzida por Mel e Amora, interpretadas por Mary de Paulla e Christiane Carvalho, que apresentam algumas curiosidades no do cardápio da família imperial. O projeto conta com a participação da culinarista, Juliana Andrada, que apresenta e executa as receitas escolhidas. E como se trata das refeições da família Imperial, a contação de história tem a participação de D. Pedrinho, que entre uma cena e outra, apresenta o Império para as crianças. Baseado em um trabalho de pesquisa, Mary de Paulla contou com a colaboração de Juliana Andrade, também para o levantamento dos dados históricos.

    “A ideia do projeto surgiu a partir de uma conversa entre eu e a Juliana Andrade, com o intuito de unir teatro e culinária. Então pensamos na história da família imperial e como seria legal passar para as pessoas, principalmente as crianças, como surgiram certos hábitos alimentares”, conta Mary de Paulla, que trabalha com contação de história para o público infantil desde 2011. “Resolvemos usar esse estilo para chegar mais perto das crianças”, reforça Mary, que para a gravação contou ainda com a participação do músico Paulo Peçanha, de Fábio Branco na filmagem e edição, da costureira Fabrícia Almeida e da consultora cultura, Júlia Maria Merencio.

    A experiência de mais de 27 anos no teatro deram base para que Mary de Paulla criasse o esse projeto, em que também assina a autoria dos bonecos e figurino. “Gosto de usar os bonecos porque há uma ligação automática com mundo lúdico das crianças, que é onde eu realmente gosto de estar”, conta Mary. O trabalho com crianças teve início como arte educadora em escolas na rede pública de Petrópolis, trabalho que rendeu prêmios na cidade.

    A partir dessa experiência Mary começou a expandir o trabalho desenvolvido, fez parte de algumas companhias, como a Satura Companhia de Teatro e se apresentou em festivais de literatura. “Comecei a buscar novas técnicas para aprimorar as apresentações, então surgiram os bonecos na minha vida, que no início eram feitos com material reciclado. Hoje utilizo vários materiais como a espuma”, conta.

    Serviço:
    “A História do Banquete Imperial”
    Estreia: 28/3, às 16h
    Acesso gratuito pelo canal do Youtube

    Últimas