• A fé, a razão e o viver

  • 16/01/2019 09:35

    Em muitas ocasiões de nossa vida sentimos dificuldades em aceitar ou mesmo entender o que está acontecendo conosco. À primeira vista temos a impressão de que por causa de nossas capacidades e de nossas experiências saberemos resolver todos os nossos problemas. E muitas vezes não conseguimos nem entender o que ocorre e muito menos encontrar solução. 

    É então que vamos buscar solução numa visão diferente da vida que na religião chamamos de fé. A fé é um sentimento, uma maneira de enxergar fora do modo comum que usamos para entender as coisas, as pessoas, a vida. Ela é natural em nós e muito necessária em nosso relacionamento com este mundo. Pode parecer contradição, mas a fé supõe nossa razão e consciência da nossa capacidade e limites

    Fé é acreditar  na palavra, na pessoa, na vida ( em suas potencialidades).

    Na capacidade de ver mais, melhor, de aceitar ver, mesmo sem saber certo o que é, mas confiar em quem propõe. A fé religiosa, que é um dom divino, é uma luz interior que vem de Deus e trabalha em nós transformando nossa maneira de encarar a vida, as pessoas. E ainda mais, diante de qualquer dificuldade ela, com a graça de Deus, dá  forças para seguir adiante. Cria em nós uma alegria de viver.

    Dá-nos um otimismo diante de tudo o que acontece na vida. Faz-nos superar os momentos difíceis   Ajuda-nos a enxergar sempre uma razão boa em tudo o que nos fere, porque acredita que Deus está presente em nossa vida. Quando Deus aparece em nossa vida é como o sol que nasce iluminando devagar, espalhando luzes e cores sobre tudo.  Seus raios dão vida a tudo o que tocam. Despertam as qualidades que temos e descobrem novas, multiplicando o bem.

    Se nos colocamos sob o calor  de sua presença e o aceitamos  como luz e vida de nossa vida,  uma grande felicidade vai enchendo nossos dias de alegria e paz.   

    Se depois o levamos para os outros,  parece que nós também nos transformamos em sol, luz e cor para todos. Para muita gente a fé pode ser fuga. Como se tivesse medo de conhecer além das aparências e do sentir. A fé verdadeira pode ser até mais clara do que podemos conhecer vendo e sentindo.  Crer não é só confiar em alguém,  em algo que funcione bem.

    A fé no Deus vivo, que é nosso Pai,  dá-nos segurança no presente, e confiança no futuro.  O que aprendo da parte de Deus,  sempre me traz alegria, certeza. Deus, sendo Pai acompanha sempre minha vida,  ajudando-me a crescer, a me tornar  realizado e feliz.  Nada temo, todo bem espero  sabendo que tenho junto a mim  um Deus poderoso que me ama  e que se interessa por minha vida.

    A fé não deve ser um acomodar-se, descansar, deixar de lado todo o esforço para conseguirmos o que queremos. Ela é dinâmica, diminui a força do medo do desconhecido, e, sem ser pretensiosa, segue sempre para frente com perseverança. A fé ajuda-nos a lutar com alegria por todo o bem que desejamos para nós e que procuramos para todos.

    Últimas