• A exemplo de municípios vizinhos, Petrópolis será incluída em novo projeto de prevenção de desastres

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/05/2022 19:21
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Uma equipe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA, sigla em inglês) e da Defesa Civil Nacional estiveram em Petrópolis nesta semana para vistorias os locais afetados pela tragédia de fevereiro e traçar projetos para a prevenção de desastres em Petrópolis. A exemplo dos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, onde já está sendo implantado o novo projeto, Petrópolis é candidata a receber o Projeto SABO, que prevê a construção de barreiras que ajudam a minimizar os danos em edificações em locais com risco de deslizamento. Além disso, será retomado o projeto Gides, lançado em 2013, e abandonado ao longo dos últimos anos.  

    Os especialistas estiveram na cidade desde a última quarta-feira (4/5), com os técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional que, acompanhados pelas equipes da Defesa Civil do município, avaliaram os tipos de deslizamentos ocorridos na cidade.   

    Um dos objetivos da JICA foi avaliar a possibilidade de implantação do projeto SABO, que prevê a construção de barreiras, já utilizadas no Japão, para a retenção de fluxo de detritos em áreas com risco de deslizamento e minimizam os danos às edificações.   

    “Antes de vir para cá observei muitas fotos e vídeos, mas ao chegar em cada localidade fiquei impressionado com a quantidade de encostas íngremes e perigosas que têm por aqui. E ainda, os desplacamentos rochosos são muito grandes e irregulares. Pude verificar a quantidade imensa de casas afetadas e percebi com profundidade o quão grave foi o evento que atingiu a cidade”, disse o especialista da JICA, Hideto Ochi. 

    Estudos visam não só a recuperação, mas medidas de prevenção para a cidade 

     Com as equipes da Defesa Civil do município, os técnicos da JICA e do MDR visitaram localidades que possuem o perfil topográfico para a implantação do projeto SABO. No entanto, especialistas avaliam demais projetos, estruturantes ou não, que podem ser adotados onde as barreiras não são adequadas. “Hoje tecnicamente, estamos tendo visão do que é trabalhar preventivamente, com estudos para construções que minimizem danos. Buscamos locais que nunca foram feitas essas estruturações que são prioridades nesse momento”, destacou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.  

    JICA e MDR se reúne com representantes do Ministério Público 

    As Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis, promoveu, na quinta-feira (05/05), encontro com representantes da Defesa Civil do Município e membros da JICA, para trocar experiências sobre medidas de prevenção e mitigação de riscos de desastres naturais. Também participaram da reunião membros da Secretaria Nacional de Defesa Civil, em razão do acordo de cooperação técnica para a implantação de medidas de prevenção a desastres no município da região serrana fluminense. 

    No encontro, foram discutidas formas de custeio para implementação de medidas de prevenção e mitigação de riscos; necessidade de mudar a cultura da população para uma melhor percepção de situações de perigo; além da continuidade nas ações e obras estruturais a longo prazo, restrições da ocupação urbana para não aumentar o número de pessoas nas áreas inadequadas e necessidade de tecnologias mais avançadas, como radares pluviométricos de alta precisão, com compartilhamento dos dados em aplicativos de monitoramento de chuva no celular. 

    Últimas