• A época mais gostosa do ano: As Festas Juninas e Julinas! Receita de Cocada Cremosa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/06/2022 14:42
    Por Nayara Ataide

    Se tem algo que é inquestionável é o amor do brasileiro por arraiá! Essa festa tem um clima único, que une toda a família, e tudo é mágico: a decoração, os trajes, as músicas, as brincadeiras, e claro as comidas e bebidas. As comidas típicas, eu diria, são a base de todo arraiá. É a partir disso que tudo começa ser pensado e planejado. E só de pensar já começo a salivar… Maçã do amor, curau de milho, paçoca, pé de moleque, caldos variados… huuuum! Pensando nisso, que tal uma série de receitas pra essas festas? Bora começar?

    Cocada Cremosa

    Ingredientes:

    4 xícaras de coco ralado no ralador mais grosso (pode fazer com o coco de pacotinho, porém recomendo que seja feito com o coco mais grosso);

    1 e 1/2 xícara de leite;

    1/2 xícara de leite de coco;

    1 e 1/2 xícara de açúcar;

    1 e 1/2 caixinha de leite condensado;

    1 colher (sopa) bem cheia de manteiga;

    3 colheres de leite em pó.

    Modo de Preparo:

    Se for fazer com o coco natural, vou te dar algumas dicas: existem 3 marcas redondinhas no coco, faça um furinho com um saca rolhas ou uma faca cuidadosamente, na marca mais molinha. Vire o coco com o furo virado para um copo e tire toda a água. Leve o coco sem a água ao forno por alguns minutos para a casca soltar com mais facilidade. Retire a casca, limpe bem o coco, e quebre em pedaços. Rale no ralador mais grosso. Reserve.

    Em uma panela acrescente o leite, o leite de coco, o açúcar e o coco. Mexa, e deixe cozinhar até levantar fervura. Acrescente o leite condensado, a manteiga e o leite em pó e mexa bem. Conforme for levantando fervura, vá mexendo cuidando para não entornar nem queimar. Fogo baixo sempre. Esse processo leva em torno de 15 a 20 minutos. Chegando na textura desejada, desligue o fogo, espere esfriar e leve à geladeira.

    Últimas