• Com Rossi e Bomtempo fora do páreo, quais os nomes despontam na eleição suplementar?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/02/2021 02:00

    E está chegando ao fim o mistério sobre o destino do ex-prefeito Bernardo Rossi. Ele vai assumir esta semana um dos cargos de subsecretário na Secretaria das Cidades, do governo do Estado. Uruan Andrade, engenheiro, é o titular da pasta. E Rossi fará uma articulação mais política, evidentemente, de olho na eleição de 2022 a deputado estadual. Com uma rejeição alta na eleição do ano passado, o melhor caminho é tentar arregimentar eleitores em outras cidades.

    Articulação de Rossi, Hammes e Castro    

    Tudo foi costurado com o governador Claudio Castro na mesma conversa em que lança Hingo Hammes como candidato a prefeito em seu lugar.  Conversa que Hingo Hammes desmente com veemência, nota oficial e o escambau.  

    Novela sem atores principais

    Agora em um cenário sem Bernardo Rossi e Rubens Bomtempo que, querendo ou não, são as lideranças políticas da cidade, como será a eleição suplementar?  Hingo Hammes seria o principal nome e pode ter como rival direto Elias Montes, que migrou para o Republicanos.  E quem pretende ser candidato, mas não tem o nome em evidência está fazendo isso para ficar conhecido. E essa falta de nomes, digamos, mais fortes, acabou fazendo com que até mesmo vereadores estreantes se animem.  

    Só pra saber

    Um Partisans faz a provocação: a nova Câmara de Vereadores, tão renovada e sem vícios, disposta a romper com o sistema, mudar tudo e começar do zero vai abrir mão das vagas de estacionamento em frente ao Palácio Amarelo? Qual o vereador vai abraçar essa bandeira?

    Entra legislatura e sai legislatura, mas as vagas cativas (gratuitas) na porta da Câmara de Vereadores continuam.

    Motocas barulhentas

    Leitores dos Partisans pediram pra gente mandar um recado às autoridades: precisa de blitz para coibir as motos barulhentas todos os dias.  As inspeções esporádicas, feitas de dia, não têm flagrado as motos com escapamento adulterado. E elas estão a toda em locais como Montecaseros, Imperador, Rua Bingen e Coronel Veiga só para citar alguns locais.  Praça da Liberdade e Roberto Silveira, então, nem se fala.

    Merenda Certa

    Figura apenas um único contrato com a empresa que fornece os cartões Merenda Certa com data de abril do ano passado. De lá para cá foi sucessivamente prorrogado, mas nem aparece no Portal da Transparência da Prefeitura. Da mesma forma na nova gestão que anunciou a recarga para esta quarta-feira, mas não sabemos se foi nova dispensa, aditamento do mesmo contrato… Cadê a CPI do Covidão? Isso entra nas despesas de enfrentamento à doença.

    Contagem

    Petrópolis está há 53 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Segura, peão!

    Olha, realmente é verdade: praticamente todas as caçambas de lixo estão remendadas com arame. Esse era o tema na Câmara esses dias, mas não pudemos deixar de notar e anotar uma fala de Marcelo Lessa se referindo ao superinterhingo: “é nosso amigo, mas tá lá e tem que ser cobrado”. E foi mais adiante: “tem coisas que não tem mais como segurar?”.  Mas quem tá segurando? E segurando o que, exatamente, meu Deus?

    Rua Teresa

    Um Partisans subiu a pé a Rua Teresa ontem, fazendo uma caminhada aproveitando o pouco movimento. E ficou impressionado: mato crescendo no meio-fio, os bancos de paletes totalmente quebrados, panfletos colados nos postes, placas sujas… Ou seja: precisando com urgência que a Prefeitura faça um choque de ordem.

    Com foto do Drone Imperial, a Casa Petrópolis (casa dos 7 Erros), na Ipiranga, onde pode ser conferida até maio a mostra “XIX, XX e XXI”, que reúne três gerações de artistas consagrados nacional e mundialmente criando uma ponte entre passado, presente e futuro.

    Escola militar

    Falando agora em educação, sobre a possibilidade de Petrópolis receber uma escola militar, há resistência de cabeças coradas na própria Secretaria. Uma boa pauta para o vereador Octávio Sampaio verificar.

    Vai ter que apertar

    E também não podemos deixar de registrar a insatisfação do vereador Yuri Moura com falta de respostas a várias questões sobre a volta às aulas e ensino híbrido por parte da Secretaria de Educação. Assim, ele acabou convocando audiência pública para a primeira semana de março para cobrar as informações e a principal questão é: em março e abril, com ensino remoto, quais são os avanços e como estará (porque até agora, nada) operando a plataforma online?

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas