• A corrida começa na mente forte

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/maio 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    Para os quenianos, metade do bom desempenho na corrida é mental. Claro que no caso deles tem outros fatores como genética, estilo de vida difícil, simplicidade e cultura. Eles respiram corrida desde a infância e a característica principal é a união. Todos incentivam a todos correndo em grupos. Não resta dúvida que o exercício mental forte, em qualquer situação, é fundamental na vida da gente. Quem pensa negativo não sai do lugar. Não dá o primeiro passo. Quem naturalmente pensa positivo faz toda a diferença. A vida flui. As coisas acontecem.

    Por vezes, para algumas pessoas, pensar positivo pode não ser tão fácil. Precisa de um incentivo; um empurrãozinho. Isso é também treinável. Treinar a mente. Uma das técnicas é a meditação. Sair para treinar não deixa de ser sair de uma zona de conforto. O cérebro humano ainda interpreta como perigo tentando não deixar a gente sair da inércia. “Ecos da Mente”. Eco vem do latim “ECHO” que significa repetindo para você não correr. Não sair da zona de conforto. Da mesma forma você tem que mudar esse ECO para ir em frente. ECO para buscar o seu melhor tempo. ECO para buscar seu adversário.

    Fazendo uma analogia é mudar a estação da rádio ruim que você está ouvindo. Com isso liberamos uma série de neurotransmissores, entre eles, a Dopamina, que é ligado ao prazer. Para sentir esse prazer tem que correr. No Brasil já somos 13 milhões de corredores (as) sendo 42% mulheres. Na corrida dos trabalhadores, na quinta-feira, deu para perceber o número expressivo de mulheres de todas as idades correndo.

    Costumo dizer que o treino começa na noite anterior quando você repousa a cabeça no travesseiro. Pense na corrida do dia seguinte você correndo livre, leve e solto. Os do contra chamam isso de fanatismo. Não são poucos os corredores que acordam 4 horas da manhã para correr. Podem chamar de loucos ou do que quiserem. Não conheço nenhum corredor (a) mau humorado, mau educado ou chato. Logo, essa coisa faz bem. Nos primeiros quilômetros os ECOS da mente ficam martelando contra. Como defendem os quenianos. Metade do bom desempenho na corrida é mental. Eu concordo. E você?

    **Literatura Sugerida: Barbosa, Ana Beatriz. Mentes Ansiosas: O medo e a Ansiedade nossos de cada dia.2ª Edição – Editora Principium.

    Últimas