• A alegria do Advento e Natal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/12/2019 12:55

    Esses dias, conversando com uma pessoa idosa sobre a época natalina, esta me disse: “Hoje em dia não consigo mais sentir a alegria e o clima festivo de Advento e Natal que sentia quando era criança”.

    É verdade. Crescemos. A alegria estampada nos rostos das crianças com o menino Jesus que nasceu na manjedoura, as luzes coloridas, os enfeites, os presentes, as festas… Tudo isso parece ter outro significado quando nos tornamos adultos.

    Mas podemos aprender disso: e se não tivéssemos tido a felicidade de viver este clima natalino quando crianças? Se nossos pais e avós não enfeitassem a casa, não fizessem o pinheirinho, não fossem à Igreja para os cultos natalinos? E se a cidade não estivesse enfeitada com luzes?

    Por isso, o incentivo a cada família para que celebre com alegria o Natal, pois é algo muito precioso que ficará para sempre na lembrança de nossas crianças.

    Vejo com alegria que em nossa Comunidade Luterana em Petrópolis, por anos e anos a fio, é preservada a tradição do Presépio, celebração com a representação teatral do nascimento de Jesus. Os personagens com vestimenta típica da época de Jesus, o jogo de luzes especialmente montado para o momento, o pinheirinho montado no altar. E, no final, a distribuição de pacotinhos com bombons, balas e biscoitos para as crianças! Uma festa! Que certamente será inesquecível para estas crianças que dela participam.

    E não só para elas. Para toda família também. Voltamos ao nosso tempo de infância. Recordamos os Natais vividos.

    E, assim, somos lembrados do quanto Deus nos ama. Somos lembrados: Deus quer que também amemos uns aos outros. Que amemos a nós mesmos, pois somos feitos à Sua imagem e semelhança. Lembramos: Deus quer uma vida em paz e tranquilidade. Que abracemos nossos filhos com amor e com carinho. Que abracemos nossos pais. Que abracemos nossos irmãos, tios, primos. Nossos amigos. Deixemos de lado rancores, brigas. E perdoemos. E, perdoados, recomecemos uma nova caminhada.

    No dia de Natal Deus olhou desde os céus para a terra e viu seus filhos perdidos e teve compaixão, enviou Jesus para nos oferecer perdão dos pecados, vida e salvação.

    Que bom que em nossa infância pudemos ter pais que nos proporcionaram Natais inesquecíveis. Façamos o mesmo com nossos filhos e filhas.

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. Avenida Ipiranga, 346. Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703.

    Últimas