• A 68 dias do verão, Petrópolis ainda aguarda 30 novas sirenes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/10/2023 03:15

    Completou um ano no dia 11 de outubro o anúncio do governo do Estado de que atualizaria as 18 sirenes já existentes em Petrópolis e instalaria 30 novas. Os equipamentos hoje em funcionamento ficam em comunidades com maior grau de risco de deslizamento e são acionadas com a intenção de evacuar as áreas pelos moradores. Mesmo se a gente tivesse mais 30, perfazendo 48, ainda temos um universo de 234 áreas de risco segundo o último levantamento, de 2017 (que está sendo revisto agora, mas não deve ficar pronto para este verão). Faltando 68 dias para o início da estação mais problemática para Petrópolis, os novos equipamentos vão fazer falta. A prefeitura diz que vem cobrando o estado para a instalação das sirenes.

    Em outras cidades também

    Nem era só pra gente, não. O estado anunciou ano passado que a compra fazia parte de novas medidas do Plano de Contingência para Chuvas Intensas. E, no total seriam 70 sirenes em Angra dos Reis (20 novas); Rio Claro (cinco); Paraty (11) e  Nova Friburgo (quatro). O custo também não seria assim tão alto:  valor estimado de implementação e manutenção desses sistemas por um ano em R$ 11,1 milhões.

    Sábado, no Palácio de Cristal, rola o 40° Encontro Nacional de Capoeira promovido pelo Mestre Vuê, este ano homenageando grandes pilares da capoeira, como os mestres João Pequeno, Pastinha e Bimba. O evento também comemora os 25 anos de fundação da Escola de Capoeira Água de Beber e do Programa Capoeira de Mãos Dadas com a Educação.

    Diferencial

    Quem diria que a idade dos ônibus seria um dos atrativos para conquistar o rodoviário. A Turp abriu vagas para motorista e além do tradicional salário + VT + VR está anunciando que o diferencial é que o motorista não vai dirigir um sucatão porque a empresa tem a ‘menor idade média da frota do sistema em Petrópolis’.

    Gibraflix

    De um Partisans maroto e antenado: “as redes sociais do Gibrail têm mais audiência em Petrópolis que a Netflix”.

    Mais um

    Falando em cair atirando, o ex-controlador geral do município, Thiago Gibrail, que deixou a gestão Bomtempo beeeem magoado, é candidato a vereador ou a prefeito?

    Vagas no LNCC

    O Laboratório Nacional de Computação Científica  um concurso com vagas para pesquisador e tecnologista. A seleção consiste em etapas de provas discursivas, defesa oral e análise de títulos, realizadas nas instalações do próprio LNCC. As orientações estarão disponíveis no site da instituição durante o período de inscrições, que começa em 18 de dezembro. Mais informações estão disponíveis nos editais publicados.

    Contagem

    E Petrópolis está há 157 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Nova contagem

    Pediram para a gente fazer uma contagem, além dessas dos ônibus que a gente publica diariamente. Seria assim: “Petrópolis está a 1014 dias sem vereadores que se importam com o povo”.

    E tá rolando a tradicional Festa de São Pedro. Os destaques de hoje incluem uma exposição de carros antigos, promovida pelo Serra Bugs, das 9h às 16h, e a tradicional carreata com a imagem do padroeiro, que percorre a rua da Catedral, às 16h30. Além disso, as barraquinhas apresentam uma variedade de comidas típicas de cinco países ligados à história de Petrópolis.

    Semana Científica

    A XXIX Semana Científica do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis acontece de 24 a 26 de outubro com o tema “Ser Sustentável”. O evento busca abordar desafios globais urgentes, incluindo a crise climática e a desigualdade, fornecendo um espaço para o diálogo e a busca de soluções sustentáveis. Com a participação de cerca de 1.600 pessoas, incluindo estudantes, professores, profissionais de saúde e o público em geral, a Semana Científica promove a colaboração e a troca de conhecimento em projetos de pesquisa, ensino e extensão, com foco na responsabilidade ambiental e social.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas