8ª edição do Serra Bugs, maior evento de carros antigos da Região Serrana, é neste fim de semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Quem é apaixonado por carros antigos já pode comemorar o retorno do Serra Bugs. A 8ª edição do evento começa nesta sexta e vai até domingo, no Parque Municipal de Itaipava. 

    Foto: Divulgação

    Paulo Vilella, presidente do clube, conta que tudo começou em 2014, quando um grupo de seis amigos achou que Petrópolis precisava de um clube de VW antigos. De lá pra cá, já são quase 8 anos de Serra Bugs e inúmeras histórias.

    Uma delas é a do Sr. João Ildefonso Carlos, mineiro, que teve um fusca na juventude e nunca se esqueceu do que viveu em sua companhia. 

    Por dentro dessa história

    Em 2018, o teresopolitano Guilherme Freire e a sua esposa, Vanessa Tavares, colocaram o fusca da família à venda no evento, em Itaipava. Sem imaginar que ele seria vendido tão rapidamente, foram surpreendidos pelo interesse de Wellington, filho do Sr. João. Isso, aquele que teve um fusquinha na juventude.

    O modelo, idêntico ao que o pai tinha no passado, cativou o coração de Wellington. Como há coisas que o tempo não apaga – aliás, as melhores – Wellington sabia que o Sr. João não havia se esquecido daquele carro. Foi pensando nisso, e nas memórias que viveu durante a sua infância naquele fusca, que ele decidiu comprar o carro de Guilherme e Vanessa para presentear o pai.

    Fotos: Arquivo Pessoal – Wellington Costa 

    Após terem fechado a venda, tocados pela história contada por Wellington, o casal colocou o nome do Sr. João no vidro do carro para surpreendê-lo. Quando viu o seu nome no fusca, de forma bem-humorada, o Sr. João disse aos filhos: “Se tem meu nome é meu!”, sem saber que o filho havia comprado o fusquinha. Foi quando Wellington colocou a mão no bolso e entregou a chave do carro ao pai. Emocionante, não é?

    Foto: Divulgação

    Carros originais, diferentes e “ratões”

    Daniel Neto frequenta o Serra Bugs desde a sua primeira edição, em 2014. Morador de Paraíba do Sul, ele conta que o mais legal do evento é encontrar carros originais e diferentes. “Tem sempre um carro que a gente nunca vê por aí. A maioria deles é de Petrópolis, porque a cidade tem muitos colecionadores. Além disso, é um encontro bem eclético. A gente encontra de tudo lá, desde carros originais aos “ratões”, [aqueles com ferrugem].”

    Foto: Divulgação

    História da cidade é marcada pelo automobilismo 

    Quem se lembra das corridas de rua em Petrópolis? O primeiro evento automobilístico de que se tem notícia foi realizado em 1908, com a chegada à cidade, dos volantes Gastão de Almeida e Braz de Nova Friburgo, conduzindo um Dietrich, procedentes do Rio de Janeiro. Tratava-se de um raide de resistência em que o automóvel teve ótimo desempenho, já que se constatou apenas “ algum desgaste na borracha das rodas”, como se disse na época.¹

    Questionado sobre a importância do evento para a cidade, Paulo comenta que Petrópolis tem sua história marcada pelo automobilismo. “As corridas de rua despertaram na população a paixão por carros. Um evento como esse traz toda a história aos saudosistas e aos novos entusiastas, fomenta a economia, movimenta a rede hoteleira e consolida a cidade como um grande polo de antigomobilismo, trazendo turistas de todas as regiões do Brasil.”, conclui. 

    Segundo Paulo, a expectativa é de que o Parque de Itaipava receba em torno de 2.000 carros antigos durante todo o fim de semana. 

    O Serra Bugs começa nesta sexta-feira (05), e vai até domingo (07). Será um evento completo, com vasta programação cultural, atividades para todas as idades, boa música, espaço gastronômico, espaço kids, feira de moda feminina e o tradicional “mercado de pulgas”, com venda de peças e acessórios para veículos antigos.

    Foto: Divulgação

    Valendo um air cooled

    Quem for ao Serra Bugs vai poder concorrer a um air cooled. O sorteio já é bem tradicional em todas as edições do evento. Para participar, basta doar 5kg ou mais de alimentos. Quanto mais doações de 5kg, mais cupons você recebe para participar do sorteio.

    Em sua última edição (2019), o Serra Bugs arrecadou 9 toneladas de alimentos. Essa boa ação será destinada às instituições de caridade em Petrópolis. “Temos a expectativa de bater todos os recordes de arrecadação nesta edição”, diz Paulo.

    Foto: Edgar Pujol

    Confira a programação completa e os horários dos três dias de evento:

    ¹ Instituto Histórico de Petrópolis

    Últimas