• 80 dias após a tragédia das chuvas edital para construção de casas ainda não foi lançado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/05/2022 02:51

    Com um déficit habitacional de 12 mil casas em locais seguros e habitáveis, passados quase três meses da tragédia das chuvas de 15 de fevereiro, Petrópolis segue ainda sem previsão de construção de casas. Na última visita à cidade, o governador Claudio Castro declinou de responder esta pergunta feita pela imprensa, em coletiva, e deixou que o prefeito assumisse a fala. Já Bomtempo disse que a missão precisa ser compartilhada entre governo estadual, federal e prefeitura e voltou a citar dois terrenos ‘prontos’ para 340 unidades em Benfica e Mosela.

    Em Terê mais 500 apartamentos

    Enquanto isso em Teresópolis, que graças a Deus este ano nem teve chuvas, o Estado publicou justamente na sexta-feira, quando Claudio Castro veio a Petrópolis, edital de licitação para construção de mais 500 unidades no condomínio Parque Ermitage.  A gente tem muita inveja de Terê.

    4,2 mil casas

    Só para fins de comparação: o Estado e o governo federal, depois da tragédia de 2011, construíram 4,2 mil casas na região serrana, a maioria em Teresópolis e Nova Friburgo. Em Petrópolis foram apenas 50 casinhas do Vale do Cuiabá, mesmo assim, uma parceria com empresários. O Vicenzo Rivetti, com governo federal e município responsáveis começou em 2014 e os 776 apartamentos só ficaram prontos seis anos depois. E até o presente momento esse é o nosso saldo de casas para desabrigados das chuvas em 11 anos.

    Por conta deste buraco na esquina das ruas João D’Escragnolle e Simon Bolívar, no Valparaíso, uma obra que a prefeitura está fazendo ali de reparo (quando quer porque ontem não tinha ninguém), o ônibus 206 não passa mais no local. Ou melhor, às vezes passa e às vezes, não. A PetroIta diz que a orientação da CPTrans e Defesa Civil é de que os ônibus não passem ali, mas alguns motoristas mantém o itinerário. Pior do que não saber quando a obra termina é não ter certeza se fica ali esperando ônibus ou busca outra rua.  A foto é de Antony Pinguim.

    É mais do que isso

    Alguém avisa ao governador Claudio Castro que não se trata apenas de um inconveniente a Washington Luiz não estar pronta para a Bauernfest na cidade.  Sem a via, cuja obra de reconstrução é de atribuição do Estado, e anda a passos de cágado manco, a cidade vai parar.

    Obra parada

    Falando nisso, a própria Secretaria de Infraestrutura e Obras informou a sua procuradoria que, até o momento, só foram prestados os serviços de limpeza de escombros e de mobilização de pessoal e equipamentos. Porque a obra não começou de fato o Estado não se pronuncia. Teria a ver com a própria procuradoria do órgão que arguiu o contrato emergencial. O fato é que quando o governo esteve aqui na sexta nem passou por lá e o Estado não incluiu a via no rol das obras que ficam prontas em outubro.

    Novos tempos

    É, quem diria. E o prefeito Rubens Bomtempo, novo melhor amigo de infância do governador, nem foi ao congresso que o seu partido, o PSB, promoveu em Brasília. Preferiu ficar em Petrópolis recepcionando Claudio Castro. E olha que o congresso teve Lula-Alckmin, Alessandro Molon e Freixo.

    Agora, vai!

    Ah, agora estamos nos sentindo confiantes! Sobre o fechamento da agência do Banco do Brasil na Rua do Imperador que não reabriu desde a primeira chuva em fevereiro, o Procon de Petrópolis tomou uma providência! Mandou um… ofício!

    Conferência

    Vai ser depois do aumento da tarifa de ônibus – que não demora mais muito a ser anunciado, – a realização da 16ª Conferência Municipal de Trânsito e Transportes.  Ela vai ser realizada dia 21, na própria prefeitura, com um tema que passa ao largo das agruras de tarifa alta, falta de ônibus e horários, vias interditadas e tudo o mais que nos acomete no dia a dia recente. Vão falar sobre “Avanços da Tecnologia na Mobilidade Urbana”.

    Eu, hein!

    Gente, menos, bem menos. A imprensa chiou, os ministérios públicos também, a Defensoria Pública idem e, finalmente, prefeitura e estado fizeram as pazes e unificaram o pagamento do aluguel social. E aí a Câmara de Vereadores diz que “a prefeitura acatou uma proposta do legislativo”. Vou te contar…

    A comunidade Luterana comemora os 106 anos do órgão de tubos de sua igreja com um concerto especial com o maestro Thiago Tavares e que também marca a estreia da Camerata Luterana. Vai ser neste sábado, às 18h, na própria igreja, com ingressos já à venda e renda revertendo para as obras sociais do Rotary Cidade Imperial.

    Importante é participar!

    Ah, mas esses Partisans não têm mesmo mais nada para fazer na vida. Foram conferir a listagem com a colocação de todos os 271 participantes da Corrida do Trabalhador. E eis que em penúltimo, no masculino, está o secretário de Saúde, Marcus Curvelo!  E até mesmo o prefeito Bomtempo se deu melhor, com o 253º lugar, 17 posições na frente!

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas