• 8° Festival de Cinema de Petrópolis acontece entre os dias 23 e 26 de novembro; saiba tudo sobre o evento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    O cenário cultural de Petrópolis ganha destaque nesta semana com a chegada da 8ª edição do Festival de Cinema. O evento, uma celebração dedicada à sétima arte para todos os públicos, está programado para ocorrer entre os dias 23 e 26 de novembro. Durante esse período, tanto o Cine Show Petrópolis, localizado no Pátio Petrópolis Shopping, quanto o Centro de Cultura Raul de Leoni servirão como palco para grandes exibições e homenagens.

    A abertura do Festival será no dia 23 de novembro com a exibição de “Raoni – Uma amizade improvável”, documentário sobre o importante líder indígena, da etnia Kaiapó, dirigido por Jean-Pierre Dutilleux, com produção da Indiana Produções e de Marco Altberg. Luciana Pacheco, idealizadora e diretora geral do Festival de Cinema de Petrópolis, expressa sua alegria: “Que privilégio poder homenagear os indígenas, aplaudindo Ailton Krenak na Academia Brasileira de Letras, imortalizado. Que bom ter o ‘mestre e guerreiro’ Raoni abrindo o festival.”

    Foto: Reprodução / Redes Sociais

    A diversidade da programação se destaca com obras biográficas, como “Nelson Pereira dos Santos, uma vida de cinema”, uma homenagem ao renomado cineasta do Cinema Novo, e “Nosso sonho”, a cinebiografia de Claudinho e Buchecha, a maior bilheteria do cinema nacional este ano.

    Produções estreladas por talentosas atrizes brasileiras também têm espaço garantido, incluindo “Tire cinco cartas”, uma comédia de Diego Freitas com Lília Cabral; “Vermelho Monet”, dirigido por Helder Gomes e estrelado por Maria Fernanda Candido e Chico Diaz; e “Angela”, onde Ísis Valverde interpreta Angela Diniz em um filme sobre o crime que chocou o país em 1976.

    A mostra se estende para obras de ficção que exploram as complexidades das relações humanas, como “O último animal”, dirigido por Leonel Vieira, e “De pai para filho”, uma obra de Paulo Halm estrelada por Juan Paiva e Marco Ricca, cada uma precedida por um curta-metragem.

    Festa Red Carpet 

    Um dos momentos mais aguardados do festival é a Festa Red Carpet, marcada para o dia 25 de novembro, na Locanda Centro Histórico. Com capacidade para 400 pessoas, esta celebração não apenas conecta artistas e produtores, mas também abre espaço para o público vivenciar uma noite repleta de emoções.

    “A festa é um momento para descontração e conexão. Gostamos de receber nossos convidados com o maior carinho e dedicação. Então podemos esperar o melhor dessa noite.” Nesta edição, os ingressos para a Red Carpet estão disponíveis para compra, 300 ingressos no total, oferecendo ao público a chance de participar desta experiência.

    Foto: Divulgação – Daniela Brescianini e Luciana Pacheco, diretoras do Festival de Cinema de Petrópolis.

    Para além da diversificada programação cinematográfica, o Festival de Cinema de Petrópolis se destaca pelo seu engajamento social, evidenciado pelo projeto “Capacitando para o Futuro”. Este projeto promove oficinas de audiovisual através do uso de aparelho celular com alunos da rede pública de ensino. As oficinas são conduzidas pelo cineasta e fotógrafo Lucas Zappa.

    Para mais informações sobre o Festival de Cinema de Petrópolis, incluindo horários, locais e compra de ingressos, acesse Fstvlpetropolis.com e @festivaldepetropolis.

    O Festival de Cinema de Petrópolis tem patrocínio da Caixa Residencial, Águas do Imperador e da Prefeitura de Petrópolis, com realização da Pacheco Monteiro Produções e do Ministério da Cultura, e apoio do Pátio Petrópolis, Locanda Centro Histórico, Centro Cultural Raul de Leoni, Tribuna de Petrópolis, Kastel Hotéis, InterTV, L!ke e Casa Vinil, Produtora Multicultural.

    Últimas