• 8 anos depois, Câmara começa a tramitar contas de ex-prefeitos

  • 27/fev 04:27

    Depois de oito anos, as contas de ex-prefeitos começaram a ser mexidas na Câmara de Vereadores. As de 2016, de Bomtempo, brecavam as demais. Como o ex-prefeito ingressou judicialmente para contestar a reprovação das contas pelo Tribunal de Contas do Estado, tudo ficou parado. Porém, desde 2021, estavam liberadíssimas pela justiça. Ocorre que Gil Magno, então presidente da Comissão de Finanças, colegiado responsável por colocar as contas para andar, unha e cutícula com o ex-prefeito, trancou a gaveta e perdeu a chave. Agora, nesta nova legislatura, a composição das comissões mudou e a de Finanças é presidida pelo estreante Tiago Leite. Ele botou a bola pra jogo e deu parecer para que as contas possam ir à votação em plenário.

    Comissão e, depois, plenário

    Outros membros da comissão são Gil Magno (que não larga o osso e se não opinar negativamente, com certeza, na votação em plenário, aprova as contas de Bomtempo), Thiago Damaceno (esse é uma dúvida, por incrível que pareça, mesmo sendo cria de Bomtempo) e do bloco que vai liberar geral estão Junior Paixão e Aloisio Barbosa. Depois das contas de 2016 de Bomtempo, ainda tem as de Bernardo (2019 e 2020), Hingo (2021) e Bomtempo (2022) na fila, já com parecer do TCE.

    Faz favor!

    A gente espera que depois da votação role nas redes sociais aquela montagem marota com fotinha de cada um e mostrando quem votou contra e a favor.

    A primeira edição do bloco “Estação Jaqueira” foi um sucesso. Aqui, registro de expoentes das artes que aproveitaram a folia: Carlos Feijó, artista plástico e pesquisador do Carnaval; Ana Rondon, artista plástica; João Saldanha, coreógrafo e expoente da dança contemporânea de sua geração; Robson Camilo, diretor executivo da Cidade das Artes; a cantora, compositora e atriz Numa Ciro; Nietta Monte, educadora e idealizadora da Estação Jaqueira, e Jonas Araújo, um dos coordenadores do espaço cultural.

    Não é possível

    Moradores da Vinte mandaram: na Rua Nova, casas que foram interditadas estariam sendo novamente ocupadas. Pior é que estariam recebendo aluguel social. Taí uma denúncia que Defesa Civil e Assistência Social deveriam conferir.

    Essa tá difícil de engolir

    O vereador Thiago Damaceno gravou vídeo para as redes sociais, mandou para imprensa e o escambau defendendo o fechamento do Terminal Centro, onde teve morte por facada em uma briga no domingo. Mas, ele é crítico de si próprio? O que mais se comentou a respeito foi: porque não o fez quando era presidente da CPTrans?

    Contagem

    Petrópolis está há 1 ano e 288 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Congresso de RH

    O VII Congresso de Recursos Humanos de Petrópolis será realizado nos dias 10 e 11 de abril de 2025 e reunirá profissionais, especialistas e líderes do setor para discutir as últimas tendências e práticas inovadoras de gestão de pessoas. O evento, que acontecerá no Polo EAD da USF (Instituto Teológico Franciscano), será uma oportunidade para networking, aprendizado e desenvolvimento profissional, e receberá nomes como Nilma Lino Gomes, Marlene de Araújo e Theófilo Rodrigues.

    Aqui, o diretor do Museu Imperial, Maurício Ferreira, na tarde de autógrafos do lançamento do livro “Petrópolis: entre o conhecido e o (des)conhecido, coordenado” por Lucas Venturiano e Natália da Paz.

    Essa, não!

    Não sei, não, mas tem alguma conta errada nisso aí. A Enel divulgou para a imprensa que em Petrópolis, no ano passado, realizou 35.060 podas, um aumento de 49% em relação a 2023. Mas, vejam bem: em agosto de 2023, em um encontro com empresários exatamente no dia 11, a empresa disse que de janeiro a julho daquele ano havia feito 18.143 podas e que esperava fazer até dezembro, mais 20 mil.  Seria algo então fechando 2023 com 38 mil podas. Como que em 2024 fizeram 35.060 e isso é 49% a mais do que o ano anterior?

    Só pra saber

    O Governo do Estado anunciou um esquema especial de segurança e serviços para o Carnaval. A operação para a festa vai contar com 26 mil policiais militares e civis, além de agentes do Segurança Presente e bombeiros, posicionados em locais estratégicos da Marquês de Sapucaí, Intendente Magalhães, Zona Sul e Centro, onde acontecem os megablocos. Também haverá reforço em cidades turísticas como Cabo Frio, Rio das Ostras e Niterói. Só de PMs serão 12.550. Ocorre que normalmente os policiais do interior são deslocados para a capital e a Região dos Lagos. Algum dos nobres agentes políticos locais tratou de pedir que não se desvie os PMs “nossos”, né?

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas