54 ônibus da Petro Ita e Cascatinha não poderiam estar rodando
De acordo com os dados levantados pelo Ministério Público Estadual, as duas empresas deficitárias do sistema de transporte na cidade mantém em circulação 54 ônibus sem condições de estarem rodando. São 34 da Petro Ita e 19 da Cascatinha. Os números constam de dois inquéritos já remetidos à justiça pedindo a retirada dos veículos de circulação de forma imediata. Estes ônibus que oferecem risco à população e aos funcionários das empresas correspondem a 20% da frota de 270 coletivos na cidade.
Ações separadas
A primeira ação, de 17 de novembro, foca na Petro Ita e, a segunda, com data de 30 de novembro, se refere à Viação Cascatinha. As duas empresas já forneciam um serviço sem qualidade e que piorou bastante após o incêndio que destruiu 74 veículos em sua garagem no dia 09 de maio. Uma série de acidentes, felizmente sem vítimas, ocorreu nas últimas semanas, mesmo após o MP ter ingressado na justiça.
Audiência
Segunda-feira, a 4ª Vara Cível de Petrópolis, a pedido do Ministério Público, convocou uma audiência para tratar da crise no transporte público especificamente relativo ao serviço dessas empresas. É esperado que a justiça defina, após a audiência, que esses ônibus sejam retirados de operação e que enquadre a prefeitura para que dê a solução, sendo ela a concedente do serviço, para o transporte coletivo nas linhas operadas por essas empresas.
Tá osso!
Membros do Conselho Municipal de Trânsito vêm fazendo nos últimos meses um levantamento, informal, de ‘ocorrências’ envolvendo os ônibus em Petrópolis. Novembro fechou com 142 anotações das quais 95 foram de ônibus quebrados e 93 delas entre carros da PetroIta e da Cascatinha. Só isso já seria motivo de intervenção, mas a lista segue com veículos que pararam no caminho porque não tinham força pra subir a ladeira; aquela série de acidentes com carros perdendo freios, pegando fogo etc; porta caindo no meio da rua, pneus carecas…
Contagem
E Petrópolis está há 205 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Ortopedia
Ainda vai dar pano para mangas resolver a crise na ortopedia via SUS a partir do anúncio do Hospital Santa Teresa não querer mais conveniar com a prefeitura alegando déficit e R$ 28 milhões por ano. Não existe outro hospital especializado na cidade e, os mais perto, com ortopedia e capacitados para cirurgias, seriam o de Saracuruna e o de Paraíba do Sul. A prefeitura ficou de ver com o Ministério da Saúde se consegue mais verbas e a medida do Santa Teresa o previne de prejuízo. Em 2016, a gestão Bomtempo deixou uma dívida de R$ 13 milhões com o hospital.
Parque da Ipiranga e os R$ 11 milhões
Não conta com a aprovação da população o investimento de R$ 10,9 milhões previstos para a construção de um Centro de Visitantes no Parque da Ipiranga. O projeto foi doado pelo Instituto Niemeyer, mas o custo da obra é alto. Muita gente, depois que falamos aqui do valor, se manifestou a respeito porque a prefeitura tinha anunciado a novidade, mas ‘esquecido’ de contar quanto vai custar. Ambientalistas também já sinalizaram que o projeto não poderia ser executado ali da forma que está previsto.
Natal Imperial
Pessoal não perdoou nos comentários sobre a abertura do Natal Imperial e o acendimento das luzes. A árvore da Praça da Liberdade ficou pronta, mas o pessoal disse que é uma mini árvore. Zizi Possi, o show do lançamento, também não empolgou. E o lançamento da programação estava ruim de público. Também, pudera: foram divulgadas somente no dia do evento as atrações do primeiro final de semana. Porque só tem mesmo essas. As próximas é um futuro que a Deus pertence.
Alguém socorre
A prefeitura tem umas ideias que a gente fica sem palavras. Cismou de plantar orquídeas nas árvores do Centro Histórico. Essas árvores já são lotadas de parasitas, como as bromélias, que acumulam água e pesam pra burro na época de chuvas – sem contar as infestadas por ervas de passarinho – motivo de queda nos temporais de verão. E ainda está plantando as orquídeas em meio à fiação da iluminação de Natal que estava sendo fixada com uns pregos de uns 20 centímetros e rendeu alerta dos ambientalistas. É muita informação ao mesmo tempo para as pobres das árvores.
BR-040
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o edital para a concessão da BR-040/MG, trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, totalizando 232 km. A proposta será publicada nas próximas semanas no Diário Oficial da União com previsão de leilão em fevereiro. A concessão prevê mais de R$ 9 bilhões de investimentos em 30 anos. A relicitação busca melhorias, como a duplicação de 164 km, implantação de faixas adicionais, vias marginais e otimizações para segurança e eficiência no tráfego. Enquanto isso, o ‘nosso’ trecho do Rio a Minas segue sem definição porque a ANTT rejeitou o edital.
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