• 500 anos da Reforma Luterana IV

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/02/2017 13:25

    Em 31 de outubro de 2017, as Igrejas Cristãs em todo mundo irão comemorar os 500 anos da Reforma. A data é alusiva à fixação das 95 teses de Martin Lutero na porta da Igreja do castelo da cidade de Witenberg, na Alemanha. A partir das 95 teses, desencadeou-se o processo conhecido hoje na história por Reforma Luterana ou Reforma Protestante e deu origem a diversas denominações religiosas cristãs, dividindo a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR). 

    Neste espaço, iremos ao longo do ano trazer diversos textos de Martin Lutero para conhecermos um pouco mais seu pensamento, sua obra. 

    Hoje, falaremos da importância e do valor da oração, a partir de 1 Tessalonicenses 3.9,10:  “Pois que ações de graças podemos tributar a Deus no tocante a vós outros, por toda a alegria com que regozijamos por vossa causa, diante do nosso Deus, orando noite e dia, com máximo empenho, para vos ver pessoalmente e reparar as deficiências de vossa fé?”

    Lutero escreveu a um amigo sobre o valor da oração, dizendo:

    Passo-te minha experiência com a oração e a maneira como costumo praticá-la. Nosso Senhor Deus te conceda e a todos os demais que o possais fazer melhor.

    Às vezes sinto que, por causa de ocupações ou pensamentos alheios, fiquei frio ou perdia vontade de orar. Pois a carne e o diabo estão constantemente dificultando e impedindo a oração. Nesses momentos, pego meu livrinho de Salmos, vou para meu quarto ou, conforme o dia e a hora, para a igreja, misturando-me com as pessoas, e passo a recitar para mim mesmo os Dez Mandamentos, o Credo e, dependendo de minha disponibilidade de tempo, diversas citações de Cristo, de Paulo ou dos Salmos, tudo como o fazem as crianças. 

    Por isso é bom que, de manhã cedo, se faça da oração a primeira atividade e, de noite, a última. E previne-te muito bem desses pensamentos falsos e enganosos que dizem: ‘espera um pouco, daqui a uma hora vou orar, mas antes ainda tenho que resolver isso ou aquilo’. Porque com esse pensamento se passa da oração para os afazeres que prendem e envolvem a gente a ponto de não mais sair oração o dia inteiro.

    Está certo que podem aparecer tarefas diversas, tão boas ou até melhores que a oração, principalmente se a necessidade as exige. Há um provérbio que diz: ‘quem trabalha bem, ora em dobro’, o que significa que uma pessoa crente teme e honra a deus em seu trabalho, e se lembra de seu mandamento, para que não faça injustiça a ninguém nem roube, engane ou defraude a ninguém. Essa atitude faz de sua ação adicionalmente uma oração e um sacrifício de louvor.

    (Obras Selecionadas de Martin Lutero, volume 5, p. 134)

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703


    Últimas