• 500 anos da Reforma Luterana II

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/02/2017 13:30

    Em 31 de outubro de 2017, as Igrejas Cristãs em todo mundo irão comemorar os 500 anos da Reforma. A data é alusiva à fixação das 95 teses de Martin Lutero na porta da Igreja do castelo da cidade de Witenberg, na Alemanha. A partir das 95 teses, desencadeou-se o processo conhecido hoje na história por Reforma Luterana ou Reforma Protestante e deu origem a diversas denominações religiosas cristãs, dividindo a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR). 

    Neste espaço, iremos ao longo do ano trazer diversos textos de Martin Lutero para conhecermos um pouco mais seu pensamento, sua obra. 

    Hoje, falaremos a partir a partir de 1 Timóteo 1.19: “Mantendo fé e boa consciência.”

    “Quando se trata da diversidade de pecados que continuam dentro dos santos (isto é, dos que crêem em Cristo), nesta vida, não devemos voltar os nossos olhos para a secreta eleição, ou predestinação, como também é chamada. Pois as discussões em torno disso só levam a dúvida, à autoconfiança ou ao desespero. Se você é eleito, assim se argumenta, nenhuma queda pode fazer-lhe mal, e você permanece sempre na graça, e não pode perecer. Se você não foi eleito, seu caso está perdido. Essas são palavras terríveis, e é injusto fazer com que alguém pense assim.

    O Evangelho, ao contrário, nos aponta a Palavra expressa de Deus, na qual Ele revela Sua vontade e por meio da qual Ele deseja ser conhecido e agir. É indiscutível que a Palavra de Deus castiga os pecados e nos aponta o Salvador Jesus Cristo. Essa Palavra expressa deve ser levada em conta e por meio dela devemos chegar à conclusão se estamos na graça ou não.

    Pois onde existe fé, por meio da qual somos justificados, ali também deve haver boa consciência. É impossível que estas duas coisas existam lado a lado: a fé que confia em Deus e os maus propósitos, ou, como também se diz, a má consciência. A fé e a invocação de Deus são coisas muito sensíveis, e pode facilmente uma pequena ferida da consciência abalar a fé e a invocação, situação muito frequente de todo cristão experimentado.

    Portanto, onde existe fé e boa consciência, ali certamente habita o Espírito Santo. Todavia essa confiança não se baseia em nossa dignidade pessoal ou numa boa consciência e, sim, em Cristo. Disso se conclui que estamos no estadão da graça por causa de Cristo, devido à Sua promessa. E assim pode haver verdadeira invocação, como escreve São João: “Se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dele recebemos.” (1 João 3.21,22). 

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703


    Últimas