• 32º Batalhão de Infantaria Leve tem novo comandante

  • 09/12/2024 17:50
    Por Wellington Daniel | Foto: Wellington Daniel/Tribuna de Petrópolis

    O 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha – Batalhão Dom Pedro II realizou, nesta segunda-feira (09), a cerimônia de passagem de comando. O coronel de infantaria Carlos Otávio Macedo de Sousa deixa o cargo após dois anos. Agora, o novo comandante é o tenente-coronel de infantaria, Diogo Oliveira Genial.

    A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, como o atual prefeito Rubens Bomtempo (PSB), o prefeito eleito, Hingo Hammes (PP) e o juiz da 4ª Vara Cível de Petrópolis, Jorge Luiz Martins Alves. Quem conduziu os ritos foi o comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve, general de brigada Ricardo Augusto Montella de Carvalho.

    Em seu discurso, o general Montella ressaltou a ligação entre a sociedade de Petrópolis e o batalhão, como, por exemplo, na época das chuvas e nos projetos sociais. Além disso, o 32º BIL também participou do esquema de segurança do G20, encontro de líderes mundiais das 20 maiores potências na capital fluminense em novembro.

    “Tenho certeza que o novo comandante vai dar continuidade (à parceria com a sociedade). A ligação do batalhão com o Petrópolis e de Petrópolis com o batalhão é singular. Então cada comandante que vem aqui tem certeza, tem plena consciência disso. O batalhão precisa da cidade, a cidade precisa do batalhão e dessa parceria”, disse o general à Tribuna.

    Coronel Macedo assumiu o comando do batalhão em dezembro de 2022. Nesta segunda, o agora ex-comandante também recebeu diversas homenagens, como o retrato na galeria dos antigos comandantes. A Câmara Municipal de Petrópolis, representada pelos vereadores Ronaldo Ramos (PSB), Fred Procópio (MDB) e Mauro Peralta (PMN) entregou o título de cidadão petropolitano a Macedo.

    Em seu discurso, Macedo também demonstrou alegria pela passagem no 32º BIL, destacando como uma “experiência ímpar”. Ao novo comandante, como recado, lembrou a parte do hino de Petrópolis: “quem pensa que é feliz em outra terra, é porque ainda não viveu aqui”.

    “Esta foi, sem dúvida, a missão mais gratificante que este soldado já recebeu”, destacou.

    O novo comandante já teve passagens por batalhões de São Paulo e pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende. Também possui experiências em operações especiais e de inteligência.

    O prefeito eleito Hingo Hammes destacou a parceria com o ex-comandante e diz que a ideia é continuar a boa relação com o tenente-coronel Genial, no novo governo.

    “O coronel Macedo sempre foi um amigo nosso, sempre partilhamos muitas informações. Agora com o novo comandante, o tenente-coronel Genial, também desejo muito sucesso, boa sorte para ele, que a gente possa manter a cidade como a mais segura do estado, que ele possa também contar com a Prefeitura. Tem muitos projetos sociais, parceria com o município também, enfim, muitas atividades. Eu sempre falo de aproximar mais o batalhão da sociedade como um todo”, afirmou.

    Últimas