• 32ª edição da Bauernfest terá programação online e Festival Gastronômico

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/06/2021 10:53
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis


    A 32ª edição da Baunerfest – Festa do Colono Alemão – que acontece este ano entre os dias 25 de junho e quatro de julho vai contar com programação online devido à pandemia da covid-19, com um Festival Gastronômico e exposição de artesanato local. E para deixar a cidade no clima da festa, estabelecimentos, pólos de moda e os shoppings estarão enfeitados com as cores tradicionais do evento.

    Segundo a Prefeitura, 40 estabelecimentos já se inscreveram para participar do Festival Gastronômico. São restaurantes, bares, confeitarias, cervejarias, entre outros, que vão disponibilizar seus produtos com atendimento presencial ou através de delivery. O festival será dividido em três categorias específicas: culinária típica alemã, produtos gastronômicos e cervejas.

    Entre as iguarias típicas que poderão ser degustadas no evento, merece destaque o Eisbein – o tradicional joelho de porco alemão –, o Bockwurst – salsicha branca assada com salada de batatas –, o Krokettenfleisch – croquete de carne – e o Schweinenbraten Brot – sanduíche de pernil. Entre os doces, vale mencionar Apfelstrudel – strudel de maça –, o Spekulatius – um biscoito típico da Alemanha feito com canela e limão e a famosa torta alemã.

    A diretora de Turismo e Eventos da Turispetro, Evany Noel, explica que cada estabelecimento foi convidado a participar do festival com três especialidades ligadas à culinária alemã, porém, nada impede que os visitantes optem por outras opções oferecidas pelos respectivos cardápios. “Será um evento voltado para os moradores de Petrópolis e também para aqueles que estiverem hospedados na cidade durante o período. Vale lembrar que a gastronomia é sempre um atrativo turístico-cultural que atrai um bom público para a Bauernfest, sendo por isso um atrativo especial para a festa deste ano”.

    Várias empresas tradicionais já confirmaram participação, como Casa do Alemão, Pavelka, Chocolates Katz, Willemsen, Armazém 646, Lukas, Doces Húngaros, Família Scharder, Casa Pellegrini, Vielen Defumados, Paladar e Pepper (Itaipava), entre outras. Entre as cervejarias estão a Doutor Duranz, Odin e Brewpoint são algumas das confirmadas.

    A exposição e venda de artesanato contará com chapéus, canecas, talabartes (faixas para pendurar no ombro a caneca de chope), camisetas bordadas e panos de prato pintados, além de cachecóis com as cores da Alemanha, adornos de flores para cabelos e bonecas de pano. Os artesãos vão estar em espaços cedidos pelos estabelecimentos comerciais, e até o momento seis associações da cidade já confirmaram presença.

    As inscrições ainda estão abertas para os estabelecimentos que desejarem participar do Festival Gastronômico e para as associações de artesanato. Para isso é preciso entrar em contato com a Secretaria de Turismo pelo telefone (24) 2246-9462, de segunda a sexta-feira, de 9h as 17h, ou enviar e-mail para bauernfest.turispetro@gmail.com.

    Últimas