• 31 aves silvestres são apreendidas no Morin: multas aplicadas chegam a R$ 112 mil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/06/2019 15:55

    Uma operação do ICMBio resultou na apreensão de 31 pássaros em quatro residências na localidade do Morin. Quatro pessoas foram autuadas. No total foram aplicadas R$ 112 mil em multas. As aves seriam comercializadas em feiras do Estado do Rio de Janeiro. Equipes de fiscalização da APA Petrópolis e do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) participaram da ação que aconteceu na tarde da última quarta-feira (26) e ninguém foi preso.

    Leia também: Suspeita de estelionato contra idosos é presa no Bela Vista

    De acordo com os agentes, a região é conhecida pela grande quantidade de espécies de aves, como pixoxós, trinca-ferros e coleiros. As equipes chegaram até o local depois de receberem denúncias do que o local estava sendo utilizado para a captura dos pássaros. Foram encontrados nas casas: coleiros, cigarras verdadeiras, galos da campina, pixoxós, trinca-ferros, tico-ticos e serrinhas.

    “Essa prática criminosa se tornou mais impactante nos últimos anos devido ao uso freqüente de redes de neblina. Elas possuem uma fina malha imperceptível ao olhar dos pássaros, que acabam colidindo e ficando presos para serem coletados pelos caçadores”, explicou o chefe da APA Petrópolis, Victor Valente.

    Para Leonardo Gomes, coordenador de uso público do Parque Nacional, as ações de fiscalização e o estímulo as visitações nestas áreas tem se mostrado eficaz na prevenção e conservação desses locais. "É inadmissível que em pleno século XXI, depois de tantos trabalhos de sensibilização da população, pessoas continuem capturando animais silvestres e prendendo em gaiolas, somente pelo prazer de observar o sofrimento desses animais. É muito mais humano e prazeroso frequentar essas áreas naturais e observar os pássaros soltos e seu comportamento", ressaltou o chefe do parque.

    O ICMBio recebe denúncias anônimas por meio do telefone (21) 2152-1100 e pela internet através do e-mail: parnaso@icmbio.gov.br.

    Últimas