30% dos motoristas abordados na Operação Lei Seca do último fim de semana em Petrópolis estavam alcoolizados
No último fim de semana, 39 ações de fiscalização foram realizadas no estado do Rio de Janeiro. Em Petrópolis, o índice de condutores flagrados dirigindo sob o efeito de álcool foi de 30,1%. Em todo o estado, o índice foi de 19,7%.
A operação resultou em multas e apreensão de carteira de 588 motoristas, após mais de dois mil condutores terem sido abordados. Nova Friburgo teve o maior índice de alcoolemia registrado em todo o estado, com 35,4% dos condutores autuados. Já em Barra do Piraí, o índice de alcoolemia chegou a 27,7%.
Na Região Metropolitana, em Niterói, o índice de motoristas alcoolizados foi de 25,2% dos motoristas autuados por testar positivo no bafômetro ou se negar a realizar o exame de alcoolemia. No município do Rio de Janeiro, o bairro de Realengo apresentou um índice de 28,3%.
Lei Seca
A Lei Seca é uma infração mandatória (ou autossuspensiva), que prevê a multa e a suspensão do direito de dirigir na própria infração. Quem desobedece a Lei comete uma infração gravíssima. A penalidade para esse tipo de infração é a multa no valor de R$ 2.934,70 (10 vezes o valor de R$ 293,47 logo que se aplica o fator agravante), a suspensão do direito de dirigir por 12 meses, e, como medida administrativa, a retenção do veículo e da CNH.
Para ter a CNH de volta, o condutor deve conquistar aprovação no curso de reciclagem, que é composto por 30 horas, cada uma com 50 minutos de duração.