• 30% dos motoristas abordados na Operação Lei Seca do último fim de semana em Petrópolis estavam alcoolizados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/06/2023 19:05
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    No último fim de semana, 39 ações de fiscalização foram realizadas no estado do Rio de Janeiro. Em Petrópolis, o índice de condutores flagrados dirigindo sob o efeito de álcool foi de 30,1%. Em todo o estado, o índice foi de 19,7%.

    A operação resultou em multas e apreensão de carteira de 588 motoristas, após mais de dois mil condutores terem sido abordados. Nova Friburgo teve o maior índice de alcoolemia registrado em todo o estado, com 35,4% dos condutores autuados. Já em Barra do Piraí, o índice de alcoolemia chegou a 27,7%.

    Na Região Metropolitana, em Niterói, o índice de motoristas alcoolizados foi de 25,2% dos motoristas autuados por testar positivo no bafômetro ou se negar a realizar o exame de alcoolemia. No município do Rio de Janeiro, o bairro de Realengo apresentou um índice de 28,3%.

    Lei Seca

    A Lei Seca é uma infração mandatória (ou autossuspensiva), que prevê a multa e a suspensão do direito de dirigir na própria infração. Quem desobedece a Lei comete uma infração gravíssima. A penalidade para esse tipo de infração é a multa no valor de R$ 2.934,70 (10 vezes o valor de R$ 293,47 logo que se aplica o fator agravante), a suspensão do direito de dirigir por 12 meses, e, como medida administrativa, a retenção do veículo e da CNH.

    Para ter a CNH de volta, o condutor deve conquistar aprovação no curso de reciclagem, que é composto por 30 horas, cada uma com 50 minutos de duração.

    Últimas