• 2ª fase do Programa “Cidades Empreendedoras” vai trabalhar sustentabilidade e inovação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/10/2018 11:05

    Com o auxílio do Sebrae Rio, a Prefeitura de Petrópolis continuará monitorando as ações que devem ser colocadas em prática para melhorar o ambiente empresarial da cidade, na segunda fase do game “Cidades Empreendedoras”, do Sebrae. Nesse ano, com a desburocratização implantadas pela prefeitura – como a emissão de alvarás on-line através do Sistema Regin – Petrópolis conquistou o 2º lugar na competição – disputando com outras 10 cidades. 

    Os assuntos foram abordados durante uma reunião com o prefeito Bernardo Rossi, secretários municipais e integrantes do Sebrae.

    Leia também:  Setor da moda deve crescer no Rio 5,6% até 2023, diz Sebrae

    Com os resultados positivos, o Sebrae propõe, agora, novas ações para a melhoria do ambiente de negócios, entre eles sustentabilidade, inovação e incremento de Receitas.

    “A cidade pode se tornar uma referência principalmente no quesito desburocratização e uso do Espaço Empreendedor”, afirmou Claudia Pacheco, coordenadora regional do Sebrae.

    Entre os pontos trabalhados na primeira fase que terão continuidade estão a Lei da Inovação, a mudança de endereço do Espaço Empreendedor e o acompanhamento das compras públicas.

     “A Lei da Inovação será submetida à análise da Procuradoria nos próximos dias. O texto está bem estruturado e prevê uma melhoria no ambiente de negócios a partir da desburocratização para aqueles que desejam investir nesse setor na cidade”, disse o diretor do Departamento de Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Simões.

    Com relação às compras de produtos da agricultura familiar, o diretor do Departamento de Agricultura, José Mauricio Soares destacou a ideia de aumentar esse tipo de compra nas outras secretarias. “A merenda escolar garante a compra de produtos desse público, mas também estamos estudando a possibilidade de que outras secretarias também passem a realizar esse tipo de compra”.

    A desburocratização foi destaque no que prevê a implantação do Sistema da Anvisa no site da prefeitura para acelerar a emissão de alvarás e o aumento na capacidade de atendimento no Espaço Empreendedor com a mudança de endereço do EE – que passará a funcionar no prédio do Inpas na Rua Teresa.

    “A licitação será feita para a realização da obra no EE e também está sendo preparado o lançamento dos serviços do Espaço Empreendedor pela internet. Facilitando ainda mais a vida daqueles que desejam empreender na cidade”, explicou Dalmir Caetano, coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica.

    Durante o encontro, o Sebrae juntamente com Rodrigo Vaz, analista de projetos do Instituto Brava, mostraram a possibilidade de usar start ups para a melhora na relação entre o setor público e os empreendedores e a possibilidade de criação de um portal que faz a comparação de dados entre municípios e mostra o que pode ser feito para melhorar as ações em áreas como saúde, e educação, além do aumento na arrecadação da receita municipal.


    Últimas