2ª etapa de vacinação contra o Sarampo vai até dia 30 em 15 postos: confira lista
Desde segunda-feira (18), a segunda fase da Campanha Nacional Contra o Sarampo, oferece a vacina triviral, que imuniza contra caxumba, sarampo e rubéola para adultos entre 20 e 29 anos. Com o objetivo de complementar a vacina daqueles que não tomaram as duas doses durante a infância, 35 pessoas já estiveram nos postos para a aplicação.
Leia também: Banco de sangue do Santa Teresa precisa de 80 coletas diárias
Com a volta da circulação do sarampo em vários estados brasileiros foi lançada a Campanha Nacional Contra o Sarampo, no último mês, dividia em duas etapas. A segunda fase, iniciada no último dia 18, visa vacinar os adultos de 20 a 29 anos que ainda não tenham sido vacinados com as duas doses da Tríplice Viral ou Dupla Viral.
No início da segunda fase, o número de adultos vacinados na cidade era de 1.338, mas agora a Secretária de Saúde, desde janeiro, registra 1.373 vacinas contra sarampo na faixas etárias, para qual está direcionada a segunda etapa da campanha de vacinação. Para a população adulta não há meta, o objetivo é complementar a vacina daqueles que não tomaram as duas doses durante a infância ou que não receberam nenhuma.
A vacina estará disponível em 15 salas de vacinação do município, até o dia 30 de novembro (Dia D). Os profissionais verificarão as cadernetas de vacinação e as salas ficarão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Sintomas
Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse, coriza e manchas brancas na mucosa oral. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo. O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro.
Postos: Centro de Saúde, PSF São Sebastião, PSF Morin, PSF Alto da Serra, UBS Quitandinha, UBS Independência, UBS Mosela, UBS Retiro, UBS Itamarati, Hospital Alcides Carneiro, Ambulatório Escola, UBS Pedro do Rio, PSF Posse, UBS Araras e UBS Itaipava.
No Dia D, o Ambulatório Escola não funcionará e o Posto de Saúde do Vale das Videiras ofertará a vacina.