• 29 de junho

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/07/2020 10:10

    A pandemia que escorre pelo planeta ceifando vidas e transformando o comportamento das sociedades da Terra, aqui, Petrópolis, segue a cartilha de todas as nações, no projeto de derrotar o corona-vírus e restabelecer o rumo da civilização. É batalha dura, trágica, corajosa a qual, infelizmente, não está sendo travada com unidade e compromisso pela quase totalidade das nações e seus habitantes, por interesses políticos e despreparo geral.

    Na era virtual, que vivemos, tem sido grande o esforço para manter-se o otimismo e a crença, atentas as populações e em todas o espírito de continuidade da vida em meio à batalha que se trava em todos os segmentos da sociedade terrestre. Heróis de todas as frentes buscam a vitória, exigindo de todos os habitantes do planeta máxima atenção e compromisso para com tudo o que está ocorrendo.

    O Instituto Histórico de Petrópolis, atento e participativo, engajado aos projetos de cidadania e em defesa do patrimônio histórico-cultural – de seu objetivo estatutário – comemorou a data do colono, o dia 29 de junho, marco da chegada dos germânicos à serra petropolitana, aliado à programação especial, idealizada a partir de reunião do Comtur através da conselheira representante da ACEP, Célia d´Azevedo, realizando uma “Bauernfest” diferente, sob os recursos da exibição de programação em vídeos reproduzida na Internet, Aderiram ao projeto o IMCE, o Clube 29 de Junho, o Instituto Bingen, a Associação dos Grupos Folclóricos, a Casa do Colono, onde foram gravados alguns vídeos, sob e coordenação da diretora-secretária do IHP Marisa Plum e colaborando com palestras a nossa presidente Maria de Fátima Argon da Matta sobre o tema “A alegria dos colonos: bandas, bailes e picnics”; Maria das Graças Duvanel versando sobre “Os primórdios da religiosidade dos colonos em Petrópolis” e Marisa Plum com o interessante tema “Do porco, o alimento e o lazer”. A parte musical foi enriquecida com a querida Banda do “Batalhão Dom Pedro II”, com polcas, mazurcas e valsas.

    Foi inestimável, também, a parceria com o “Petrópolis Convention & Visitors Bureau”, sob responsabilidade de Marilia Mills, que sugeriu os temas para a programação, toda cumprida com muito brilho.

    Nas palavras de Marisa Plum: “[…] uma Bauern com sabor de conhecimento e tradições, dando fôlego aos setores gastronômico e artesanal com o “delivery”. É o desafio para o novo, como foi para os nossos colonos que chegaram a Petrópolis em 1845″.

    A programação foi cumprida, com êxito, nos dias 26 a 29 de junho pelo canal: httpswww.youtube.comchannelUCN-ragO_i1MBOF9wRakwLLwde.

    O cumprimento do IHP aos colonos germânicos, esperando que a “Bauernfest”  de 2021, retorne com o colorido e a alegria, marcos de toda a trajetória da festividade e, naturalmente, com inclusão, também, da comemoração via Internet.

    Últimas