28 alimentos para colocar no prato e cuidar da saúde dos cabelos após o alisamento

  • 04/04/2017 11:45

    A estrutura do cabelo é composta por cerca de 65 a 95% de queratina, assim como minerais e água. Como os procedimentos de alisamento atuam diretamente na estrutura da fibra, provocam a perda da queratina e da oleosidade natural que atua como protetora dos fios. Resultado: o cabelo fica ressecado e suscetível à quebra.

    Uma forma de repor esses nutrientes e voltar a fortalecer os fios é através da alimentação. Veja como:


    Vitaminas essenciais para o cabelo

    Vitamina A

    É a responsável pela renovação celular, por isso, cabelos enfraquecidos que quebram facilmente, têm pontas duplas, não crescem e estão ressecados podem revelar carência de vitamina A. Para obtê-la, consuma:

    1. cenoura;

    2. mamão;

    3. tomate;

    4. manga;

    5. abóbora.


    Vitaminas do Complexo B (B1, B5, B7, B10)

    São responsáveis por fazer o metabolismo da proteína funcionar, e é a partir dele que os cabelos se formam. A biotina é a vitamina que evita que os cabelos quebrem. É possível ingeri-la através de suplementação ou comendo alimentos como:

    6. gema de ovo;

    7. banana;

    8. couve-flor;

    9. nozes;

    10. brócolis;

    11. aveia;

    12. feijão.


    Vitaminas C

    Essencial para o crescimento, a hidratação e a saúde dos cabelos porque é um potente antioxidante que participa da síntese de colágeno. Suas propriedades melhoram a circulação do fluxo de oxigênio, fazendo dela uma ótima vitamina para a beleza das madeixas. A vitamina C é encontrada em alimentos como as frutas cítricas:

    13. laranja;

    14. tangerina;

    15. limão.

    Vitamina E

    Antioxidante, a vitamina E destrói radicais livres e aumenta a movimentação do oxigênio entre as células promovendo o crescimento saudável deles. Pode ser encontrada em:

    16. folhas verdes escuras;

    17. óleos vegetais;


    Se preferir, existem suplementos tópicos ou para ingestão via oral.

    Mais alimentos com nutrientes para cabelos

    18. Salmão

    Quando se trata da saúde das fibras do cabelo, proteína é fundamental. E salmão tem um monte, além de ácidos graxos ômega-3 e vitamina D, que também ajudam na saúde do couro cabeludo.

    19. Sardinha

    Sardinhas têm os mesmos benefícios do salmão.

    20. Truta

    Quer variar entre salmão e sardinha? Truta é uma alternativa para colher benefícios semelhantes.

    21. Frango;


    Além de proteína, as aves contêm zinco, ferro e vitamina B12, tudo para ajudá-la tanto no crescimento do cabelo, quanto para evitar queda excessiva.

    22. Lentilha

    Excelente fonte de proteína, além de ferro, zinco e biotina. Por isso, é uma opção saudável para vegetarianos.

    23. Ovo

    Ovos, claro, têm proteína. Mas também têm muitos minerais importantes, incluindo ferro. Uma dieta deficiente em ferro é grande contribuinte para o fortalecimento do cabelo.

    24. Batata doce

    O vegetal é repleto de betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A. Essa vitamina promove a saúde do cabelo a nível celular.

    25. Damasco

    Uma deliciosa sobremesa recheada de betacaroteno.

    26. Mirtilo

    Os vasos sanguíneos que fornecem nutrientes para o folículo se beneficiam da vitamina C do mirtilo.

    27. Espinafre

    Apelidado de superalimento, é uma boa fonte de ferro, betacaroteno, vitamina C e ácido fólico. Todos esses nutrientes promovem a saúde do folículo piloso e do couro cabeludo.


    28. Couve

    Troque espinafre por couve quando quiser algo novo, que ofereça benefícios semelhantes.

    Últimas