• 26 mil votos a menos podem mudar configuração da Câmara de Vereadores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/jan 04:03

    Com a ida de Gilda Beatriz e Fred Procópio para a gestão Hingo Hammes houve a abertura de vagas para os suplentes do PP e MDB, mas não pensem vocês que a fatura está liquidada e a composição da Câmara definida para os próximos quatro anos. Podem ter dois plot twists nesta série.  São processos separados, mas as chapas do PSB de Bomtempo e do PL de Octávio Sampaio foram questionadas e podem ser impugnadas. Toda a chapa e os votos vão junto. O PSB conquistou 15.118 votos, enquanto o PL conseguiu 11.305.

    Pode mudar muita coisa

    Ao todo, foram 158.247 votos válidos para vereadores e o quociente eleitoral determinou os 15 eleitos e os primeiros e segundo suplentes. Porém, vigando as ações que correm na justiça contra os dois partidos, são 26.423 votos que podem ser desconsiderados. Assim, a contagem muda inteiramente.

    Briga por recursos

    No PL, a bronca é pela divisão de recursos entre os candidatos com o partido sendo acusado de ter privilegiado alguns e ter dado R$ 0 em recursos para outros, além de ter discriminado mulheres e negros. No PSB, o questionamento é sobre a reserva de vagas de gênero. A denúncia apresentada à justiça questionada uma candidata que  se apresenta nas redes sociais como uma pessoa do gênero masculino, mas teve a candidatura registrada como feminina.

    Não se sabe se é por causa das obras de contenção ou se elas não foram suficientes para deixar o local seguro. O fato é que agora, quando chove forte, alaga a rua em frente ao BNH do Alto da Serra. E a via ainda fica coberta de lama.

    Três ficariam de fora

    Único eleito no PL, Octávio Sampaio ficaria sem mandato. No PSB, dançariam Léo França e Gil Magno. As ações foram ingressadas logo após o resultado das urnas, em outubro. A expectativa é de que tivessem alguma resolutiva antes da posse dos eleitos que ocorreu na quarta. Agora, com os vereadores já em seus assentos há quem diga que os processos podem durar até o final da legislatura.

    Suplentes assumem

    Falando ainda em composição da Câmara, com a ida de Gilda Beatriz (Secretaria da Pessoa com Deficiência) e Fred Procópio (secretarias de Governo e Planejamento), vereadores eleitos, para a equipe de Hingo Hammes, abrem duas vagas para suplentes do PP e do MDB.  Pela ordem, já anunciado, assume a vaga do MDB, Carlos Alberto, que somou 1.204 votos. Agora no PP pode ter surpresa. Domingos Protetor (1.826 votos), que seria o suplente e que assumiria a vaga aberta por Gilda, pode renunciar e deixar o assento para o ex rodoviário Henrique Laranja, que recebeu 1.734 votos.

    Ausentes

    E como a gente antecipou aqui, Bomtempo e Mustrangi não apareceram mesmo para a passagem de cargos a Hingo Hammes e Baninho. Estavam receosos de não serem bem recebidos por uma plateia formada por 100% de apoiadores dos adversários.

    Sambinha

    Não teve samba no pé de Hingo Hammes e Baninho como fizeram Bomtempo e Mustrangi na posse deles, mas o fundo musical momentos antes da solenidade, já nas bocas para os discursos, era um pagodinho na voz de Thiaguinho, aquele que diz assim: “Hoje eu acordei com o pé direito/E resolvi agradecer por cada feito/Olha onde eu tô, Deus é perfeito/Eu tive medo, mas eu fui com medo mesmo/Um dia eu sonhei com tudo isso aqui”.  Se foi por acaso, combinou.

    São tantas emoções

    O prefeito Hingo Hammes se emocionou em vários momentos na duas solenidades: na posse, na Câmara, e ao empossar seus secretários, na prefeitura. Foi às lágrimas também na missa, que abriu às celebrações, na Catedral.

    Após a posse, na quarta-feira, Hingo Hammes anunciou à imprensa que vai resolver a crise do lixo em 10 dias. Começou com a reabertura do transbordo de lixo, na BR-040, de propriedade da PDCA, que retomou às falas com o novo governo. Moradores da entrada do Vale do Sossego torcem para que chegue rápido lá porque a montanha de lixo neste feriado já ocupa quase a metade da rua.

    Retirocabana

    E, mesmo sendo proibida por lei, teve queima de fogos barulhentos em toda a cidade. Até mesmo pessoal de alto escalão da nova gestão postando em redes sociais… Agora, os moradores do Retiro disseram que lá a localidade foi campeã, tanto que ganhou o apelido de Retirocabana.

    Contagem

    Petrópolis está há 1 ano e 234 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas