• 242 mortes em Petrópolis: saldo das festas de final de ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/03/2021 02:00

    E o saldo de mortes em Petrópolis resultado das festas de final de ano alcança 242 pessoas, quase que a metade de todo o período de pandemia em que a cidade somou baixas. Foram 91 em dezembro, 109 em janeiro e 42 em fevereiro. Foi aquela comprinha, o ônibus lotado com mais gente nas ruas, a confraternização com amigos, o Natal em família, o Ano Novo aglomerando e seguiu com os churrasquinhos no Carnaval, a viagem de bate e volta para a praia, grupinho de 10 pessoas reunidas em casa e por aí foi.

    Na vizinhança

    E Três Rios, que até ontem tinha 135 mortes, colapsou em UTIs para a covid. A ocupação é de 100%. Na vizinha Areal, a situação está perto do limite e, em ambas, foram decretadas novas medidas restritivas para conter a doença.  E, com a regulação de leitos de UTI pelo SUS sendo feita agora pelo governo do Estado, Petrópolis já recebe pacientes de outras cidades da região.

    Mas, só?

    A transferência do gabinete do secretário de Saúde para o Hospital Alcides Carneiro, de onde Aloísio Barbosa Filho vai despachar vai durar… uma semana!  Foi o que anunciou a prefeitura oficialmente.  Gente, uma semana não consegue resolver muita coisa, não, mesmo porque o problema no hospital é grave, financeiramente, então, nem se fala.

    Olha o cerol!

    E a partir desta semana quem deve ao município vai ter seu título protestado. Dívidas ativas de IPTU, ISS e ITBI, multas e taxas municipais serão cobradas por meio de cartórios de protesto. Faltou a prefeitura apenas anunciar que nesta primeira etapa estarão sendo cobrados os chamados “grandes devedores”, cerca de 500 que deixaram de recolher aos cofres públicos R$ 250 milhões.  Mas o cerol vai pegar todo mundo, em etapas.

    Vacina de vento 1

    Veio do vereador Gil Magno uma providência prática para que a prefeitura atue e tire qualquer dúvida sobre a imunização contra a covid depois da idosa que recebeu uma vacina de vento: exames para verificar se as pessoas que tomaram doses da vacina nos drive-thru criaram anticorpos. Para o vereador, e para nós também, a iniciativa é necessária em razão da indignação popular que coloca sob suspeita a campanha de vacinação diante dos erros cometidos.

    Vacina de vento 2

    Gil Magno ainda lista que as falhas, em todo o país, vão desde a falsa aplicação de medicamento que era inexistente na seringa até relatos em que a seringa já estava com o líquido, mas o próprio paciente não viu o frasco da vacina. “Não se pode mais falar nesse tipo de erro como um caso isolado, pois há notícias de casos semelhantes acontecendo em todo o país, além de vários casos em Petrópolis”, afirma.

     Ainda a Concer

    Entre todos os discursos de nossos representantes no legislativo e executivo, destacamos o do vereador Marcelo Lessa. Segundo ele, a empresa, que é um câncer para a cidade, deixou muitas vidas “seivadas”. De fato tem bastante mata ladeando a estrada, mas não seriam ceifadas?

    Nomeado

    Que na chuva, que nada! Jamil Sabrá que foi candidato a prefeito, também conseguiu um pedacinho do coberto do governo do estado para se cobrir.  Do mesmo partido do governador, Jamil foi para o Instituto Rio Metrópole. Primeiro foi agraciado com o cargo o irmão, Bernardo Sabrá. Mas quando Bomtempo tomou posse como deputado, Bernardo foi para o seu gabinete e abriu vaga para o irmão no instituto.

    Políticos nas redes

    Olha, esses nossos políticos têm rendido bons momentos para a gente nas redes sociais. Agora foi Rubens Bomtempo confeccionando uma peça de argila em seu ateliê seu hobby.  Já Ramon Mello, que tinha postado uma foto comendo um bolinho carne e ovo ontem de manhã pisou num cocô na rua. Advinha se ele não postou uma foto?

    Mas, gente… E agora foi a vez de Rubens Bomtempo, ao melhor estilo do filme Ghost (reparem na expressão sofrida) ir às redes sociais postar foto em seu ateliê fazendo um cachepot…
    E Ramon Mello, depois que publicamos uma foto dele degustando um bolinho carne e ovo, veio aqui na Tribuna deixar para a rapaziada salgadinhos e um guaraná. E graças a Deus – ele que postou hoje a foto em que pisou em um cocô na rua- não nos trouxe de presente esse sapato…

    Atraso

    No dia 29 de janeiro, na reunião do Conselho Municipal de Educação, a secretária de Educação, Márcia Palma, disse, com todas as letras, que o planejamento para as aulas ainda não tava pronto e faltavam detalhes. As alterações ficaram de ser feitas e serem passadas pelo Conselho novamente, o que não aconteceu… E até hoje a plataforma online não funciona.

    Baixas

    E como a gente já mencionou estão para pintar mudanças até mesmo antes dos 100 dias. E segundo uma boca de balde do Gabinete do Prefeito, Márcia de Palma, titular da Educação, “está com os sinais vitais bem baixos”.

    Contagem

    Petrópolis está há 61 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas