• 2022 encerra com menos ônibus na frota e sem a licitação das linhas da Cascatinha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/12/2022 02:20

    O trabalhador ‘normal’ que não foi dispensado do expediente para assistir o Jogo do Brasil nas últimas partidas se lascou para retornar após os jogos porque as empresas de ônibus reduziram os coletivos nas ruas e os ônibus operaram com horários de sábado, com autorização da CPTrans. Longas filas e ônibus lotados no final do dia. E aí a gente lembra que a cidade encerra 2022 sem ter de volta 100% da frota e sem a licitação das linhas da Cascatinha.

    Frota não retornou a 100%

    Na pandemia, a CPTrans autorizou, na gestão Hingo Hammes, as empresas venderem 35 ônibus sob a alegação de que o volume de passageiros caiu. Depois que a pandemia arrefeceu o número de passageiros aumentou, mas a gente continuou sem esses carros e houve uma queda de braço para retornar com mais ônibus. Mesmo com a justiça determinando o retorno de 100% da frota, até hoje o máximo que retornou foi 85%. E as empresas conseguiram uma liminar suspendendo as multas para este descumprimento do retorno.

    Licitação suspensa

    Já a Viação Cascatinha conseguiu na justiça suspender licitação da empresa para 30 linhas operadas hoje por ela. O processo foi determinado pelo Tribunal de Contas do Estado e se não fosse esse recurso judicial poderia estar concluído em setembro. Neste ínterim a prefeitura direcionou oito dessas linhas para a Viação Cidades das Hortênsias, mas usuários de outras 19 linhas continuam sofrendo com a Cascatinha.

    Manifestação

    E a cada dia tem pintado mais manifestações de moradores insatisfeitos com a oferta do transporte coletivo, principalmente nas linhas operadas pela Cascatinha. Ontem foi a vez dos usuários da Estrada da Saudade e adjacências.  Antes foi a vez do pessoal do Independência. E na Estrada da Saudade é a terceira manifestação em menos de dois meses.

    Concertos clássicos

    Myrian Daueslberg, presidente do Instituto Dell’Arte e da Sociedade Artística Villa-Lobos é a curadora dos Concertos Clássicos na Casa de Petrópolis, durante o Natal Imperial. A série começa hoje com o consagrado Trio Aquarius e apresenta amanhã a premiada pianista Ligia Moreno. A série de concertos terá entrada franca e traz artistas de altíssimo nível às sextas e sábados, durante três semanas.

    A grande dama da cultura brasileira, Myrian Dauelsberg, participa como curadora dos Concertos Clássicos do Natal Imperial. Myrian é presidente da empresa Dell’Arte, líder de mercado na área clássica e realizadora de turnês brasileiras com importantes atrações das artes cênicas. A foto é de Renato Mangolin.

    Bazar da APPO

    O Bazar da APPO na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Praça da Inconfidência encerra hoje. E, por causa do jogo do Brasil na Copa, é preciso ficar ligado. O Bazar fica disponível de 9h às 15h.  A renda obtida com a venda das peças é revertida para atendimento das famílias na Casa de Apoio da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos.

    Chega a cansar a beleza

    Agora que a justiça determinou que a prefeitura limpe todos os 15 mil bueiros da cidade, os vereadores estão aprovando uma penca de indicações pedindo a limpeza de bueiros em várias ruas… É de lascar.

    Sem luz

    É eterna a falta de luz em Secretário. A região da Maria Comprida (Mata Nova, Toca da Onça e Limeira) tem sofrido semanalmente com os apagões. No feriado de 15 de Novembro foram três dias sem luz, com diversos protocolos na Enel, porém com a concessionária informando que o serviço já havia retornado à estabilidade, o que não era verdade, segundo os moradores. Na semana passada, houve novo episódio. Veranistas estão desistindo de alugar casas para as férias na localidade.

    O Dó Ré Mi posou com o mestre da dança, Carlinhos de Jesus e a secretária de Cultura e Economia Criativa do RJ, Danielle Barros no lançamento do Projeto “Leitura para Todos RJ”. O evento aconteceu no salão da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Barra da Tijuca.

    Obra na Chácara Flora

    Enfim, a Chácara Flora vai receber uma obra de reconstrução. A prefeitura licita dia 15, a menos de uma semana para o início do verão, drenagem de água pluvial, construção de viaduto e canal de drenagem urbana na Rua Paulino Guimarães, custo de R$ 2,1 milhão.  A gente ficou cabreira com o tal do viaduto.

    Contagem

    Faltam 21 dias para o verão.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas