• 200 internados por covid em Petrópolis; 119 em UTIs

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/03/2021 02:00

     O número de internados pela covid registrado na quinta-feira foi o maior desde o início da pandemia: 200 pessoas. E apenas nove de fora da cidade.  E a cidade tem um número de UTIs pelo SUS considerável: 71, o que dá uma segurança para todos nós, mas desde que não suba ainda mais. Na rede privada, o hospital Unimed, na quinta, chegou a ter 28 pessoas internadas em UTIs.

    1 milhão de doses

    Um dia após o presidente Jair Bolsonaro  sancionar projeto liberando a compra de vacinas por governos locais, o prefeito anunciou a compra de 1 milhão de doses para os moradores do município. Calma, gente. Foi Washington Reis, em Caxias.  Já o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, acaba de anunciar a determinação de compra de 400 mil doses da vacina russa Sputnik V, suficiente para imunizar todos os moradores da cidade. Petrópolis, por enquanto, ainda não comprou imunizantes.

    Ainda a vacina

    A prefeitura carioca vai pedir mais doses de vacina ao governo federal. A cidade vem recebendo público de outros municípios para vacinar. Pelo menos 42 mil pessoas se deslocaram até à capital para garantir a imunização, inclusive muita gente de Petrópolis.

    Preço a pagar

    O descarte do feijão bichado e macarrão estragado da merenda escolar, sem alarde, sem divulgação, evidencia um dos principais problemas da gestão interina de Hingo Hammes: não colocar pra fora os malfeitos da gestão Bernardo Rossi.  É um acordo político que saíra caro nas urnas.

    Informações desencontradas

    O caso da merenda escolar estragada ainda rende muitas dúvidas, mas a principal é porque os itens recebidos em janeiro e março só foram detectados como estragados em julho?  O próprio local de armazenamento, um depósito no Quissamã, era apontado pelos funcionários do local como inapropriado. E a própria secretaria iria transferi-lo para o Bingen. E sobre o Conselho de Alimentação Escolar: se sabia do caso, como diz o presidente Daniel Salomão, porque não constou nas atas das reuniões que são públicas e disponibilizadas no site da Prefeitura?

    Pergunta que não quer calar

    Resumindo o caso: todo mundo, internamente, sabia na Secretaria de Educação, da merenda estragada. Os gabinetes do prefeito da antiga e atual gestão, também. O Conselho de Alimentação Escolar, também sabia. Os vereadores foram pegos de surpresa como disseram e o restante da população também. Se não fosse aquele cidadão que registrou os alimentos sendo colocados em caminhões de lixo e publicou o vídeo nas redes sociais, será que hoje a gente saberia do fato?

    A vista do Parque São Vicente registrada pelo Drone 14 Bis do talentoso Rogério de Paula.

    Mais uma definição

    Cabo Frio é outra cidade que estava com pendência na justiça para confirmar o prefeito e que já teve um final: o plenário do Tribunal Superior Eleitoral julgou recursos da coligação do candidato derrotado nas eleições de Cabo Frio, Dr. Serginho. Ele tentava derrubar a decisão, de dezembro, do ministro Alexandre de Moraes, que garantiu a diplomação e posse de José Bonifácio. O argumento era que Bonifácio estaria inelegível por rejeição de contas, mas os sete ministros do TSE confirmaram a validade da candidatura do prefeito eleito.  Já Petrópolis ainda continua aguardando o TSE.

    Chama o Ratinho!

    Vai ter jeito, não. É preciso chamar o Ratinho pra fazer teste de DNA. Foi só o Departamento de Estradas de Rodagem, o DER- R, anunciar convênio com as prefeituras  para manutenção de estradas que os políticos estão em polvorosa. Bernardo Rossi, agora pela subsecretaria das Cidades do Estado, já anunciou Secretário-Pedro do Rio revitalizado; o deputado estadual Marcus Vinicius, ex-Neskau, tenta colocar o nome em melhorias em várias cidades e Hugo Leal ressuscitou um áudio de uns dois anos atrás com uma fala do ex-presidente do DER, Uruan Cintra, hoje, secretário estadual das Cidades, sobre a Serra Velha, que ainda não saiu do papel.

    Contagem

    Petrópolis está há 72 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Entendedores, entenderão

    Aí, já é demais! Por favor, hein gente! Depois de apelidarem Hingo Hammes de Hingo Rossi – alegando uma continuidade do governo do antecessor – agora nos bastidores chamam o prefeito interino de Renan Hammes, uma alusão ao ex-chefe de Gabinete de Bernardo Rossi, Renan Campos.  Vocês agora foram longe demais!

    Vida difícil

    E o secretário de Saúde, Aloísio Barbosa, encontra resistência entre os diretores do Sehac que administra o Hospital Alcides Carneiro. E nem disfarçam a cara feia, não.  E olha que Aloísio era, até então, médico do próprio hospital…

    Dividir para somar

    A vida já foi mais fácil para os vereadores… Galera tá atenta a tudo e marca em cima, principalmente líderes comunitários que não gostam nadinha de serem excluídos da divulgação de alguns deles sobre melhorias nos bairros que ajudaram a conquistar.

    A Satura Companhia de Teatro apresenta novo espetáculo “ O Povo em Pé!”, hoje, às 19h pelo canal do Youtube da companhia. Com exibição gratuita, o novo trabalho foi produzido durante a pandemia, com recursos da Lei Aldir Blanc, com foco na transmissão inicialmente online. 

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas