18° Festival de Inverno traz diversidade musical e teatro nessa sexta
A programação dessa sexta-feira (13) do 18° Festival de Inverno de Petrópolis, promovido Dell'Arte, traz para a cena diversidade musical, do clássico ao popular, além de uma peça de teatro infantil. Destaque para o show de Joãozinho do Cavaco & Família, que fecha a noite.
As atividades começam com uma programação especial para as crianças. A peça infantil "Quem é você?" aborda, com narrativa original, trilha sonora alegre e uso de bonecos fantoches, a questão do bullyng nas escolas, destacando não só quem sofre a ação, mas quem pratica, na pele dos personagens e dos bonecos feitos de látex. O espetáculo é às 14h, no Centro de Cultura Raul de Leoni.
A programação noturna começa com o espetáculo de música clássica “Concerto à Luz de Velas”, com a flautista Geisa Felipe e o violoncelista Hugo Pilger, às 18h, no Cineteatro do Museu Imperial. Mestres em Música, ambos já foram solistas em importantes orquestras do Brasil, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfônica da Bahia e Orquestra Petrobrás Sinfônica.
Mais tarde, o espetáculo “Raízes Indígenas” mescla clássicos da música popular brasileira, cantigas de roda e música erudita, além de canções em linguagem original, revelando aspectos da tradição indígena. Dirigido por Jonas Hammar, o espetáculo conta com 48 integrantes. O repertório do coral ainda terá canções como “Curumim” do Djavan, “Araruna” dos índios Parakanã do Pará, e o “O Canto do Pajé” de Heitor Villa-Lobos. A apresentação será às 19h30, no Theatro Dom Pedro.
No Palácio de Cristal, às 20h30, Jacob do Bandolim será mais uma vez homenageado pelo bandolinista Joel do Nascimento com o espetáculo "Herdeiros de Jacob". Solista desde da década de 70, Joel ficou conhecido nacionalmente por levar o bandolim brasileiro adiante. Durante o Festival, outros artistas já prestaram homenagem a Jacob, como os músicos Déo Rian e Ronaldo do Bandolim.
Fechando a noite de música popular, Joãozinho do Cavaco & Família também têm show marcado no Cuba Pub, às 21h30. O instrumentista, acompanhado de seus filhos, João Felipe, João Victor e de sua esposa, Eliana Ramos, levam sua música pelas casas de Petrópolis, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Atualmente, Joãozinho também é professor de música da Fundação de Cultura de Petrópolis, ensinando a arte do cavaquinho e o amor pelo instrumento. O Cuba Pub fica na Avenida Piabanha, 191, no Centro.