• 1,7 milhão de empreendedores buscaram conteúdos e cursos online em 2020

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/01/2021 13:51

    A pandemia do novo coronavírus alterou a rotina das pessoas. Para entender como adotar os protocolos de saúde e compreender os novos hábitos dos consumidores, os empreendedores do estado do Rio de Janeiro buscaram novos conhecimentos, por meio de eventos, cursos, palestras e conteúdos online, para aperfeiçoamento de processos e garantir a segurança de seus clientes. Na loja do Sebrae Rio foram quase 1,7 milhão de acessos, um aumento de 344%, em comparação com 2019. Durante a pandemia, todos os materiais foram disponibilizados de forma gratuita.

    Ao longo do ano, 172 mil empresários fizeram contato com o Sebrae Rio pela primeira vez, em busca de informações para abertura ou manutenção do seu negócio. Ao todo, a instituição realizou 702 mil atendimentos, um aumento de 185% de novos atendimentos, em comparação com o ano anterior.

    Ainda no início da pandemia, o site Especial Coronavírus entrou no ar. Em 10 meses, o portal realizou mais de 120 mil atendimentos e quase 4.300 consultorias online foram solicitadas. O empreendedor teve acesso a conteúdos de diversos temas como negócios, gestão financeira, planejamento, acesso ao crédito, home office e marketing digital.

    “Os donos dos pequenos negócios passaram por um processo de aprendizado. Eles perceberam que precisavam de orientação para manter a sua empresa em funcionamento. Quatro em cada dez empresas encontraram na inovação uma forma de se destacar no mercado. Outra lição aprendida é a necessidade de se ter um planejamento financeiro. O empreendedor que tinha um bom capital de giro manteve maior fôlego e a recuperação foi mais rápida”, aponta Débora Finamore, gerente de Comunicação e Relacionamento Digital do Sebrae Rio.

    Os pequenos negócios tiveram muitas dificuldades em conseguir crédito junto a instituições financeiras. O Sebrae atuou como avalista do Fampe (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas), que garantiu de forma complementar até 80% de um financiamento junto a uma instituição financeira conveniada. Em 2020, o Sebrae Rio registrou um aumento de 1729% de empreendedores conseguindo empréstimo via Fampe.

    Após passar o período mais crítico, as micro e pequenas empresas estão bem próximas de recuperar os empregos perdidos desde o início da pandemia. Com base nos dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), pelo quarto mês consecutivo (de julho a outubro), os pequenos negócios do estado do Rio de Janeiro apresentaram saldo líquido de empregos maior que as médias e grandes empresas. Em outubro, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 16.144 novas vagas de emprego com carteira assinada. Já as MGEs abriram apenas 170 vagas formais de trabalho.

     

     

    Últimas