• 150 anos do Nascimento de Santos Dumont

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/08/2023 13:45
    Por Fernando Costa

    O Instituto Histórico de Petrópolis realizou em sua sede – Casa de Cláudio de Souza, Praça da Liberdade, 247, Petrópolis – RJ, no dia 14 de agosto de 2023, concorrida solenidade ao ensejo das celebrações dos 150 anos do Nascimento de Santos Dumont (1873-2023), realização conjunta ao Instituto de Geografia e História Militar do Brasil – IGHMB.

    Preliminarmente, a assembleia foi presenteada com a exposição “Arquivando memórias”, com os trabalhos desenvolvidos com alunos do 6º, 7º e 8º anos do Colégio Pensi.

    Às 19h a mesa foi composta à condução da sessão solene foi constituída pela Ilma. professora Ana Cristina Francisco, Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, Exmo. General de Brigada Márcio Tadeu Bettega Bergo, Presidente do IGHMB (Instituto de Geografia e História Militar do Brasil), Exmo. Coronel da Infantaria da Aeronáutica  João Rafael Mallorca Natal, palestrante, Ilma. Vice-presidente Maria de Fátima Moraes Argon da Matta,  Ilma. Sylvia Dodsworth Penna, Sobrinha bisneta de Alberto Santos Dumont, representando a família, Ilma. Marisa Guadalupe Cardoso  Plum, Diretora-secretária e, o cerimonial, por mim conduzido, associado desse renomado panteão cultural.

    A Banda do 32º BIL- Montanha executou o Hino Nacional Brasileiro, em seguida fomos brindados com uma especial participação e apresentada a música  “A Conquista do AR”, composta em 1902. “Alberto Santos Dumont conquistou a dirigibilidade dos balões em 19 de outubro de 1901, contornando a Torre Eiffel em Paris. No ano seguinte em 1902, Eduardo Sebastião das Neves, compôs a canção conhecida como  “A conquista do ar – A Europa curvou-se ante o Brasil”. Para apresenta-la ao seu inspirador, o compositor organizou uma homenagem a Santos Dumont, realizada em 7 de setembro de 1903, um dos eventos mais importantes dos primórdios da Música Popular Brasileira.” Foi interpretada por Cabo Estefany, com arranjo e regência do Sub Ten Silvino Neto.

    A seguir a presidente Ana Cristina Francisco como sempre simpática procedeu bela alocução e nela aliou a eloquência ao notável saber, a todos encantou.

    Em seguida conferiu-se a palavra ao General de Brigada Márcio Tadeu Bettega Bergo, Presidente do IGHMB (Instituto de Geografia e História Militar do Brasil).

    Foi, também, prestada pela secretária e associada Marisa Guadalupe Cardoso Plum uma homenagem em nome do IHP ao Dr. Jorge Henrique Dodsworth.

    Depois da saudação de Sua Excelência, o Coronel de Infantaria da Aeronáutica João Rafael Mallorca Natal, ele ministrou a palestra intitulada “Santos Dumont: a dimensão humana do mito”.

    Antes uma perfunctória síntese curricular do conferencista:

    O Coronel João Rafael Mallorca Natal, natural de Porto Alegre é bacharel em Ciências Militares pela Academia da Força Aérea, especialista em História Militar pela Unisul e mestre em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Universidade da Força Aérea-UNIFA. É pesquisador associado do Centro de estudos e Pesquisas Históricas do Exército – CEPHIMEX. Foi docente permanente da Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica – ECEMAR, sendo ainda docente visitante da Academia da Força Aérea, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica e conferencista convidado  na Escola Superior de Guerra – ESG. É sócio titular do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil – IGHMB, ocupando a cadeira nº 01.

    Depois da bela preleção do Coronel João Rafael a associada do Instituto e diretora – secretária Marisa Guadalupe Cardoso Plum, a participou da sessão comemorativa apresentando “Santos Dumont: o seu lado quase desconhecido”.

    A outorga do “Medalhão Comemorativo do Sequicentenário de Nascimento de Alberto Santos Dumont, lançada pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil – IGHMB, foi reluzir os belos salões e as marouflages da Casa de Cláudio de Souza.

    Foram agraciados:

    • Senhora Sylvia Dodsworth Penna, sobrinha bisneta de Alberto Santos Dumont, representando a família,
    • Museu Casa de Santos Dumont  – “a Encantada”,  Lorena de Oliveira Cristiano, gerente da Biblioteca Municipal, representante da Senhora Diana Iliescu, presidente do Instituto Municipal de Cultura
    • Museu Imperial, ícone da cultura em Petrópolis, a coordenadora técnica Cláudia Costa, representante do Diretor professor Maurício Vicente Ferreira Junior.
    • GE – CELMA, empresa incentivadora da história da aviação e de Santos Dumont, sr. Julio César Talon.
    • Destacamento de Controle do Espaço Aéreo – Pico do Couto, Tenente Miguel Ângelo.
    • Instituto Histórico de Petrópolis a presidente Sra. Ana Cristina  Francisco.  
    • 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha – Batalhão Dom Pedro II, o Comandante Ten Cel. Carlos Otávio Macedo de Sousa..
    • Laboratório Nacional de computação Científica que abriga o supercomputador Santos Dumont, o Senhor Renato Portugal.

    Impossível nominar os presentes entre as personalidades excelentíssimas, ilustríssimas, reverendíssimas, imprensa e demais meios de comunicação, presidentes de instituições e clubes de serviço, convidados, associados, que depois da solenidade formal, se reuniu em agradável “Coffee Break” enfim, formaram uma constelação em confraternização, reconhecimento e reverência a manter viva a história e memória  do ilustre brasileiro Santos Dumont.

    O Instituto Histórico de Petrópolis às vésperas de completar o octogésimo quinto aniversário de fundação em 25 de setembro revive o ano de 1938 com o mesmo entusiasmo e repleto em intelectuais dos diversos matizes culturais a ornar seus quadros.

    Parabéns aos associados, brilhante diretoria e à Petrópolis, pedaço de céu encrustado nas colinas, história viva a testemunhar através de suas pantufas, jardins e casarios centenários sua pujança, honra e glória. 

    Últimas