• 11ª Mostra de Teatro de Petrópolis realiza oficinas com profissionais de renome do teatro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/03/2021 14:06

    As oficinas estão entre as atrações da 11ª Mostra de Teatro de Petrópolis. No período em que os jurados estarão avaliando os 10 espetáculos selecionados, o público além de assistir a todos os trabalhos, também poderá participar das oficinas de teatro. O diretor Paulo de Moraes ministrará a oficina “O Processo de criação”, nos dias 16, 18, 23 e 25 de março, sempre às 20h. Já a atriz, Ilea Ferraz que também é uma das juradas, estará com a oficina “Interpretação”, nos dias 20 e 21, às 20h e nos dias 27 e 28 de março, das 10h às 12h.

    As inscrições para as duas oficinas gratuitas já podem ser feitas pelo e-mail informacoes@mostrateatropetropolis.com.br, por onde os interessados devem informar para qual oficina desejam se inscrever com: nome, idade, telefone e e-mail para contato e a resumo da experiência em teatro.
    Os interessados podem se inscrever para as duas oficinas, já que ocorrerão em datas diferentes. Pelo site do evento (www.mostrateatropetropolis.com.br), também é possível obter as informações sobre a atividade. As oficinas serão realizadas virtualmente pela plataforma Zoom. Os inscritos irão receber por e-mail, o link de acesso as aulas que terão duração de duas horas em cada dia.

    Paulo de Moraes vai abordar tudo que se refere ao processo de criação no teatro e todos os alunos ainda receberão um link para assistir aos espetáculos da Armazém Companhia de Teatro, que serão base para os debates na oficina. Esta oficina é voltada para profissionais de Artes Cênicas: atores, diretores, cenógrafos, pesquisadores e todos que tiverem interessados em conhecer um pouco mais do método do diretor.

    Divulgação


    Nos quatro dias de encontro, haverá uma exposição sobre o processo de montagem de espetáculos importantes da trajetória de Paulo de Moraes. “A partir da exibição das cenas destes espetáculos, vamos estabelecer uma discussão sobre os assuntos relativos às peças como texto, direção, estética (cenografia, figurino, música e iluminação), atuação, pesquisa e estruturas narrativas”, pontua o diretor, destacando que a proposta do curso é que através do conhecimento das particularidades do processo criativo do artista, possa se pensar novos modos de criação para o momento atual.


    Radicado no Rio de Janeiro desde 1998, o diretor Paulo de Moraes acumula um currículo de peso, com indicações e premiações como melhor diretor em seleções importantes: prêmios Shell, Cesgranrio, Eletrobrás, Molière, Mambembe, APTR, Cultura Inglesa, Contigo, Qualidade Brasil e Faz a Diferença (Jornal O Globo). Foi vencedor de prêmios em diferentes categorias com os espetáculos “Inveja dos Anjos”, “A Marca da Água”, “Da Arte de Subir em Telhados”, “Hamlet” , “Toda Nudez Será Castigada”. No Festival de Edimburgo, na Escócia, Paulo recebeu duas premiações com “A Marca da Água” e outra por “O Dia em que Sam Morreu”. Além do Brasil, seus espetáculos também já foram apresentados no Uruguai, Portugal, França, Reino Unido, Noruega e China. Foi diretor e professor da Escola Municipal de Teatro, em Londrina e professor de Interpretação da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro.


    Com a atriz Ilea Ferraz, os profissionais de teatro e quem mais tiver interesse pelo assunto, poderão participar da oficina de “Interpretação”. Os alunos terão oportunidade de trocar experiências com esta artista, que pode ser considerada multimídia: atua, canta, dirige, escreve, produz, ilustra, cria e executa projetos cenográficos. Foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro, na categoria melhor atriz com o espetáculo “ Nunca Pensei Que ia Ver Esse Dia”. Participou de importantes festivais de teatro na Europa com o espetáculo “O País dos Elefantes” e apresentou-se em Angola (Luanda e Benguela), com o espetáculo “O Cheiro da Feijoada”
    Dirigiu os filmes “Dura” e “O Cheiro da Feijoada”. Ilustrou diversos livros infanto-juvenis. Em teatro atuou dentre outros nos espetáculos “Os Negros – de Jean Genet”, “O Peru” – de George Feydeau, “Dorotéia” – de Nelson Rodrigues, “Hamlet é Negro” adaptação da obra de William Shakespeare e “Besouro Cordão de Ouro”, de Paulo César Pinheiro. Entre seus principais trabalhos na TV destacam-se as novelas e minisséries: “Xica da Silva” (Manchete), “A Padroeira” (Rede Globo), “Pacto de Sangue” (Rede Globo), “Tenda dos Milagres” (Rede Globo), “A Turma do Perere” (TV Brasil), entre outros.


    Oficinas


    O Processo de criação – Paulo de Moraes
    Dias: 16, 18, 23 e 25/3, às 20h

    Interpretação – Ilea Ferraz
    Dias: 20 e 21, às 20h e nos dias 27 e 28 de março, das 10h às 12h.
    Inscrições: informacoes@mostrateatropetropolis.com.br, com nome, idade, telefone e e-mail para contato e a resumo da experiência em teatro.

    Saiba mais: 11ª Mostra de Teatro de Petrópolis tem 23 espetáculos inscritos

    Últimas