• 11ª Mostra de Teatro de Petrópolis encerra inscrições de espetáculos nesta quarta-feira(10)

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/03/2021 13:27
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Hoje e amanhã (9 e 10/3) são os útkimos dias para as inscrições da 11ª Mostra de Teatro de Petrópolis, que agora terá nova categoria para premiação: Melhor Espetáculo por júri popular. Além do corpo de jurados, o público também vai poder votar. Até esta quarta-feira (10) a banca curadora da mostra receberá os projetos de artistas e/ou grupos de teatro da cidade. Os interessados podem inscrever os trabalhos em vídeo, pelo site oficial da Mostra de Teatro, onde consta o edital com o regulamento do evento e todos os trabalhos ficarão disponíveis para visualização entre os dias 18 e 27 de março. Não há limites para o número de inscrições. Cada participante pode apresentar quantos espetáculos desejar, mas apenas dois serão selecionados por autor.

    A mostra realizada inteiramente em formato digital, também conta com as páginas no Facebook e Instagram, terá 11 categorias para premiação. Ao todo serão selecionados 10 trabalhos, que receberão troféus pelas classificações de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Texto, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Trilha Sonora, Melhor Cenário, Melhor Figurino, Inovação, Categoria Especial e agora também Melhor Espetáculo por júri popular. Todos os selecionados, receberão R$ 6 mil e terão os espetáculos exibidos no site oficial durante os 10 dias de realização. O acesso para visualizar os espetáculos será liberado ao público a partir do dia 18/3.

    Todos os projetos inscritos passarão por análise da curadoria entre os dias 11 e 14 de março. Para a seleção dos trabalhos, a mostra conta com a gestora cultural Sueli Azevedo e a produtora Marcia Ganem. O evento abrirá espaço para trabalhos voltados para o público adulto ou infantil. A realização de forma digital foi alternativa por conta das medidas de segurança devido à pandemia e o evento recebe o incentivo da Lei Aldir Blanc – #FomentaFestivalRJ.

    Os trabalhos devem ser inscritos em vídeo. Para a primeira análise da curadoria, pode ser enviado o link do espetáculo postado em plataforma digital. Se for selecionado, o trabalho deve ser encaminhado posteriormente para os jurados em link de transferência de dados. As obras teatrais inéditas podem ser inscritas com um vídeo de apresentação do autor, com a proposta a ser analisada pela curadoria. Assim como os demais, os trabalhos inéditos que forem selecionado devem ser enviados por link de transferência de dados até o dia 15/3, mesmo dia em que haverá a divulgação dos selecionados.

    A exibição dos espetáculos será realizada entre os dias 18 e 27 através do site do evento. Nesse período, os espetáculos serão analisados pelo corpo de jurados, que conta com o crítico teatral Sérgio Fonta, com a atriz Iléa Ferraz e com o produtor Sandro Rabello. Os trabalhos, que terão tradução em libras, ficarão disponíveis ao público e no dia 28/3, a 11ª Mostra de Teatro tem o encerramento com live para o anúncio da premiação por categorias. “Estamos com grande expectativa. Esse é um grande evento de teatro na cidade, que este ano, mesmo em formato digital, promete movimentar a atividade artística. Nossa proposta é prestigiar os trabalhos produzidos na cidade, que neste período de pandemia não puderam ser levados ao público de forma presencial”, destaca a atriz organizadora, Simone Gonçalves, diretora do Grupo Teatral Povo do Cafundó, realizador da 11ª Mostra de Teatro de Petrópolis.

    Últimas