• 11ª edição da Mostra Audiovisual de Petrópolis começa no dia 19, em formato online e gratuito

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/03/2021 09:00
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Entre os dias 19 a 28 de março, a 11ª edição da Mostra Audiovisual de Petrópolis, reunirá cerca de 40 atividades, que serão distribuídas em uma programação inteiramente on-line e gratuita. Serão realizadas oficinas, masterclasses, exibições de filmes nacionais e internacionais, produções juvenis e rodas de debate. O formato do evento esse ano leva em conta as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

    A programação será aberta com o filme “Atravessa a Vida” de João Jardim, a partir das 12h do dia 19, no site da mostra.  De 15h às 17h acontecerá a segunda edição do fórum de educação e cinema, cujas inscrições serão abertas na próxima semana. Já às 19h30, o cineasta responsável pela produção que dá início ao evento, realiza uma roda de debate com alunos do EMI-AV.

    Neste ano, a mostra se destaca por sua curadoria em refletir questões de identidade e território. O evento conta com a co-curadoria da atriz Bruna Linzmeyer,  com filmes sobre LGBTQIA+, como  “Limiar”, de Coraci Ruiz, realizadora que filma o processo de transição da própria filha e “Valentina” de Cássio Pereira dos Santos. Entre os destaques está a exibição do primeiro episódio da série espanhola inédita no Brasil e muito esperada: “Veneno” sobre a trans espanhola Cristina Ortiz, dirigida pela dupla Los Javis – Javier Calvo e Javier Ambrossi.

    Também como co-curador está Fabrício Boliveira, que promove o diálogo entre realizadores negros e filmes que tem o corpo negro como protagonista. São os filmes: “Voltei” de Ary Rosa e Glenda Nicácio, uma distopia no Brasil de 2030, onde as protagonistas acompanham as mudanças de rumo do país num rádio de pilha. “O Samba é Primo do Jazz”, documentário de Angela Zoé, traça um lindo retrato da grande intérprete brasileira Alcione. Além disso, serão exibidos os documentários: “Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: essa terra é nossa!”, de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu, Roberto Romero, e  “Para Onde Voam as Feiticeiras” de Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral. O destaque é “Babenco”, de Bárbara Paz, que foi a indicação brasileira ao Oscar em 2021 e inédito online no Brasil.

    De acordo com a organização da MAP, o evento vai contar ainda com sessões de cinema que valorizam a educação e a cidade de Petrópolis. “Vamos ter a retrospectiva EMI, que é uma forma de destacar esses trabalhos que fizeram parte do curso ao longo dos últimos dez anos”, destacou, Elaine Mayworm, uma das coordenadoras da mostra. O evento contará com a mostra Curta Petrópolis, com realizadores da cidade, além da sessão de vídeo com filmes feitos por escolas e ONG’s. A abertura vai contar ainda com a segunda edição do fórum de cinema e educação, cujas inscrições serão abertas em breve. O encerramento será com o filme japonês “Plano Sequência dos Mortos”, dirigido por Shin’ichirô Ueda.

    Oficinas e masterclasses destacam grandes nomes do mercado nacional

    Mostra reunirá alunos já formados que mediarão debates sobre filmes

    Para os amantes do audiovisual, a 11ª MAP presenteia os participantes com a oportunidade de conversar e receber orientações de profissionais que se destacam no mercado em todo o país. Serão 10 oficinas realizadas completamente online.  As inscrições podem ser realizadas pelo site até o dia 14 deste mês.

    Entre os temas que serão trabalhados nestes encontros estão animação, análise crítica de imagem e som, realidade virtual e vídeo 360º, a trajetória feminina no mundo dos games, direção de arte e fotografia, curadoria e produção de mostras, o uso da voz em cena e dublagem, além de figurino de época para cinema e captação de som em projetos independentes.

    “Entendemos o audiovisual como ferramenta transformadora para a sociedade, potencializando qualquer segmento de atuação. Por este motivo, acreditamos que a capacitação é essencial para que tenhamos cada vez mais profissionais atualizados, com as devidas bases e conhecimentos, sabendo por onde ir e como aplicar seus conhecimentos na prática. Por isso, colocamos sempre os participantes da mostra, em contato com grandes nomes do mercado, para que esse intercâmbio flua”, explica Regina Bortolini, coordenadora geral da mostra.

    O evento vai contar ainda com cinco masterclasses, que vão discutir temas atuais sob a luz de especialistas e profissionais que vão compartilhar suas atuações. Karine Teles, atriz petropolitana e recentemente consagrada em Berlim com a série “Os Últimos Dias de Gilda”, dará sua primeira masterclass, comemorando os 22 anos de carreira.

    Ailton Krenak e Walter Carvalho se encontram numa troca sobre a importância do olhar e criação de novas imagens. Mariana Jaspe, Mayara Aguiar e Fabrício Boliveira debatem as invisibilidades e potencialidades do corpo negro no audiovisual. A atriz Marina Mathey, o ator Daniel Veiga e a fotógrafa pernambucana Céu, debatem a representatividade transvestigênere e intersexo. Por fim, Guilherme Peters e Roberto Winter trilham a relação entre a obra cinematográfica e seu contexto de produção e na sociedade, trazendo como centro “Proxy Reverso”, filme que também faz parte da curadoria.

    Iniciativa destaca participação de alunos que se formaram na instituição

    Neste ano o evento estimula ainda a participação de estudantes que passaram pelo Ensino Médio Profissionalizante, em Áudio e Vídeo do Colégio Estadual Dom Pedro II, em Petrópolis. Os alunos irão mediar as rodas de debate dos filmes longas-metragens. As produções foram definidas com base nas áreas de atuação dos alunos, que já seguem as mais distintas profissões atualmente. O evento tem ainda, ex-estudantes como curadores, produtores e parte da equipe que realiza mais uma MAP. Ao todo, são cerca de 20 profissionais entre ex-alunos e estudantes atuais, envolvidos na produção do evento. Cerca de 2 mil jovens que já passaram pela instituição, são esperados na programação da Retrospectiva EMI. O evento é patrocinado pela Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

    Últimas