• 108 casos e 9 mortes na semana em Bernardo Rossi anuncia início da reabertura de comércio e serviços

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/05/2020 00:01

    Números em alta 1

    O prefeito Bernardo Rossi pretendia anunciar a reabertura de comércio e serviços com números da Covid-19 caindo na cidade. Não deu. Somente na semana passada foram 108 novos casos e nove mortes e, estas, não são de óbitos de semanas anteriores, mas todos ocorrendo, de fato, ao longo da semana. 

    Números em alta 2

    Estes são alguns dos dados que levaram os ministérios públicos estadual e federal a arguirem oficialmente a prefeitura. Eles querem saber qual o embasamento técnico que levou a prefeitura a permitir a reabertura de negócios mesmo com a chamada “curva da Covid-19” em ascendência em Petrópolis.  

    Números em alta 3

    A prefeitura diz que levou em conta as taxas de ocupação dos leitos de UTI, a avaliação epidemiológica diária dos números de casos e óbitos e o número de leitos de UTIs e clínicos disponíveis diariamente. Talvez os MPs perguntem uma projeção, baseada nos números de casos atuais e de internações, de um cenário daqui a um mês, por exemplo, considerando ascensão da doença…

    Semana inglesa

    Talvez os MPs possam perguntar à Prefeitura para nos matar a curiosidade: é verdade que em Petrópolis a Covid-19 cumpre a semana inglesa? Porque a atualização de casos aos sábados e domingos na cidade é mínima…

     

    E o Museu de Cera, fechado por conta da pandemia, fez uma divulgação diferente nas suas redes sociais: colocou máscaras nas estátuas para chamar a atenção para a importância da prevenção e também para divulgar que depois que isso tudo passar é uma boa opção de lazer em Petrópolis. 

    Multa 1

    A aplicação de multas – de R$ 250 – para quem for pego na rua sem máscara agradou a maioria da população.  Se a compra, pela Prefeitura, de 100 mil máscaras, uma determinação do prefeito por decreto, já tivesse sido concretizada seria melhor. As máscaras, de tecido, serão distribuídas a pessoas quem não têm condições de comprá-las.

    Multa 2

    Falando em multa, Partisans querem ver como será multar o deputado federal Daniel Silveira quando ele for ao supermercado sem máscara. 

    UTIs

    O prefeito anunciou que terá mais 64 leitos de UTIs na rede pública – 34 no Hospital Nossa Senhora Aparecida, 25 na UPA de Cascatinha e cinco no HMNSE.  O HNSA diz que consegue colocar 10 para funcionar na primeira semana de junho e na UPA de Cascatinha devem ficar prontos no dia 05 de junho. 

    Empenho

    Nos dias que antecederam a reunião do Conselho de Saúde o governo trabalhou intensamente no convencimento dos conselheiros a votar contra a orientação pelo lockdown na cidade. Acabou que o conselho foi contra o bloqueio total.  Assim, o governo pode levar adiante o plano de retomada do comércio e turismo que inicia na próxima segunda-feira. 

    Best friends

    Os mais novos amigos de infância: vereador Dudu e o secretário de Administração, Marcus von Seehausen. Não se desgrudam.

    Araras solidária

    O Projeto Araras iniciou em março a campanha Araras Solidária com arrecadação de recursos para atender às famílias carentes da região. E já usaram R$ 8,4 mil na compra de cestas básicas e máscaras, todas já distribuídas.

    Sem assento 

    Você leu aqui nas páginas da Tribuna que o Ministério Público recomendou que a Prefeitura retire os bancos das praças. Quanto menos “conforto” tiver nas ruas menos gente à toa nestes locais. Em Duas Barras a prefeitura retirou bancos de todas as praças ainda em março.

    Felipe Almeida é autor deste clique maravilhoso no Vale das Videiras. 

     

    Últimas