• 104 anos de LPD: o resgate histórico de esportes “esquecidos”

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/08/2022 09:09
    Por Roberto Márcio, especial para a Tribuna

    De fato, o sábado que passou foi especial para a Liga Petropolitana de Desportos, que festejou 104 anos exaltando o número recorde de atletas participantes: segundo dados da entidade, são 4.216 pessoas aptas para disputa de algum campeonato municipal. Mais do que isso, manteve o processo que começou há alguns anos em resgatar modalidades antes “esquecidas”, que não tinham o apoio oficial da LPD.
    Handebol e vôlei são as estrelas que compõem o pacote de resgate da participação da LPD nas modalidades. O tênis está a caminho e o futebol de mesa deu um charme todo especial a extensa programação de atividades ao longo do ano. A gestão está com José Neto, árbitro, cronista esportivo e um dos maiores conhecedores dos desportos amadores. Com uma boa equipe, tem conseguido manter um ótimo trabalho da pra lá de centenária Liga.

    Ex-LPD, Hammes recorda regularização que deu início a uma nova etapa

    Para que a LPD tenha chegado a hoje como uma entidade forte e estável, precisou de um trabalho de recuperação que teve início há alguns anos, justamente com o atual presidente da Câmara Municipal, Hingo Hammes. Ele lembrou desse tempo: “A entidade colheu e segue colhendo os frutos deste trabalho. Um bom exemplo é o projeto Transformando Vidas pelo Esporte, uma conquista que é fruto das ações que fizemos lá atrás. A LPD é um patrimônio da cidade!”

    Luto no automobilismo petropolitano: morre Pedro Henrique “Baleiro”, ícone do esporte

    O automobilismo petropolitano está de luto! Morreu no fim de semana Pedro Henrique “Baleiro”, considerado um dos maiores nomes do automobilismo municipal e uma fonte importante da história do esporte com motor. Ele seria uma das principais personalidades no Circuito Império de Automobilismo, evento que promete resgatar as raízes das corridas de rua e seus heróis do volante, de Irineu Corrêa até o representante da Cidade Imperial no Campeonato Paulista de Fórmula 1600, Antônio Vieira, “Baleiro” sabia tudo que rolava. Uma perda inestimável!!!

    Pedro Baleiro (à esquerda) com o piloto Antônio Vieira.
    Foto: Divulgação

    Equipe de Petrópolis na Stock Car tem piloto que reassumiu a liderança do Brasileiro

    O paranaense Gabriel Casagrande cumpriu com o principal objetivo deste final de semana em Interlagos e reassumiu a liderança da Stock Car 2022. O piloto da equipe de Petrópolis AMattheis Vogel obteve 32 pontos neste domingo, após ser o quarto colocado na corrida 1 e oitavo colocado na prova 2. Já seu companheiro de time, Matías Rossi, também quebrou outro recorde neste final de semana com a vitória na corrida principal da Stock Car em Interlagos. Ele passa a ser o primeiro gringo a ganhar mais de uma corrida na categoria brasileira, criada em 1979.

    A Série A-2 é passado. Agora é brigar pelo título da Copa Rio

    Mal terminou a participação no Campeonato Estadual da Série A2, o Petrópolis/Gonçalense já começa a pensar na disputa da Copa Rio, já que o time estreia na primeira fase no próximo dia 10, às 14h45, no Alzirão, contra o São Gonçalo. Nesta segunda-feira, haverá a reapresentação dos jogadores, sendo que alguns serão liberados – o destino de uma parte deles pode ser o Serrano. E na quarta-feira retornará aos treinos visando o primeiro duelo contra os gonçalenses.

    Serrano perde novamente e fica com o vice-campeonato estadual de sub-20

    O Serrano deu adeus ao título estadual de sub-20. Jogando no Moacyrzão, o Leão da Serra voltou a ser derrotado pelo Serra Macaense por 2 a 1 – mesmo placar no primeiro jogo decisivo em Petrópolis. Apesar de sair na frente, os serranistas sofreram a virada e agora o sonho do segundo título estadual de sua história no sub-20 é novamente adiado. Em 2021, perdeu a final para o Pérolas Negras. Sobre o profissional, a apresentação dos jogadores está prevista para hoje, às 9h, na Arena Interfut.

    Leozinho, maior talento do esporte local, prestigia Copa do Mundo interna de futsal do Palmeira

    No último fim de semana, o Palmeira deu início a sua Copa do Mundo Interna no ginásio Luís Vedovani, no Itamaraty, onde reuniu dezenas de crianças em uma disputa saudável das categorias de base do tradicional tricolor. No evento de abertura, quem prestigiou os futuros craques do clube foi Leozinho, o petropolitano da seleção brasileira de futsal. Muito assediado, Leozinho – revelado pelo Palmeira – distribuiu abraços e até bateu uma bolinha com os participantes da Copa.

    Terceira etapa da Copa Internacional terá Giugiu na briga por vitória

    No próximo fim de semana, a Copa Internacional de mountain bike terá sua terceira etapa na cidade de Taubaté, em São Paulo. Os melhores ciclistas do país estarão competindo na principal competição de mountain bike da América Latina. A etapa soma também pontos para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, um dos grandes objetivos dos ciclistas profissionais em suas carreiras, entre eles Giuliana Salvini Morgen a Giugiu, de Petrópolis.

    Giugiu vai competir no fim de semana, em Taubaté.
    Foto: Cesar Delong

    Bauerntenis será no dia 13 e chega a sua trigésima edição

    No embalo da tradicional festa do colono alemão em Petrópolis, a tradicionalíssima Bauerntenis, o torneio de tênis que entra no clima do evento, terá início no próximo dia 13, nas quadras do Petropolitano. Este ano, a competição será especial, já que chega a sua 30ª edição esperando por 120 participantes, distribuídos nas categorias Classes A, B e C, além de duplas mistas. O presidente do Petropolitano, Arnaldo Rippel, lembrou o fato do torneio não ser realizado por dois anos por causa da Covid e espera sucesso total nesta temporada.

    Divulgada a camisa do Bauerntenis deste ano.
    Foto: Divulgação

    Corridinha do Seu Nonô atrai centenas mesmo com a temperatura baixa

    A emoção tomou conta do domingo do esporte local. A Corridinha do Seu Nonô, atraiu centenas de corredores de rua que prestigiaram cenas inesquecíveis em homenagem ao aniversário daquele que virou um símbolo de longevidade associada ao esporte em Petrópolis. O frio não foi capaz de afastar a alegria de correr ao lado do seu Nonô, que acompanhado de sua esposa e também companheira no pedestrianismo, Dona Vera, o simpático veterano corredor distribuiu beijos, selfies e muito bom humor em seus 80 e lá vai fumaça de idade.

    Seu Nonô sendo homenageado pelos participantes da “Corridinha do Nonô”.
    Foto: Ascom PMP

    Em recuperação, Avancini competiu nos Estados Unidos de olho no ranking

    A etapa de Snowshoe, nos Estados Unidos, da Copa do Mundo de ciclismo mountain bike, marcou o retorno do petropolitano Henrique Avancini, que foi o 22º colocado na prova masculina de short track. Avancini, de volta ao circuito internacional após ter ficado de fora da etapa de Andorra duas semanas atrás devido a uma infecção pulmonar, considerou pular toda a perna norte-americana da Copa do Mundo, mas após uma melhora, Avancini decidiu competir no fim de semana passado nos Estados Unidos.

    Em recuperação, Avancini competiu nos Estados Unidos de olho no ranking 2

    Henrique Avancini competiu dois dias depois e terminou na 29ª colocação o Cross Country Olímpico da etapa de Snowshoe da Copa do Mundo de Mountain Bike. Ele registrou 1h30min31. Ulan Galisnki e Luiz Henrique Cocuzzi também disputaram a prova na categoria Elite, neste domingo, e encerraram na 31º e 38º posições com 1h30min59 e 1h33min45, respectivamente. O espanhol David Serrado venceu com 1h25s11, seguido pelo francês Titouan Carod (1h25min16) e pelo italiano Luca Braidot (1h25min22).

    Em recuperação, Avancini competiu nos Estados Unidos de olho no ranking 3

    O piloto petropolitano não deve participar da próxima etapa da Copa do Mundo, a oitava da temporada, marcada para cinco a sete de agosto no Canadá, e volta apenas na última, da Itália, em setembro. Ele também deve estar no Mundial de Les Gets, na França, a partir de 24 de agosto. “Nós consideramos se eu deveria cancelar as duas próximas etapas e concentrar na minha recuperação e posteriormente na minha preparação para a parte final do calendário. Mas nos últimos dias eu tive uma progressão considerável no meu estado de saúde e acabei decidindo com a equipe, com as pessoas ligadas a minha preparação, de prosseguir”, afirmou o brasileiro antes de competir no fim de semana que passou.

    Últimas