10 mil crianças deixaram de ser vacinadas contra a pólio em Petrópolis
É estarrecedor que Petrópolis tenha 15 mil crianças para serem vacinadas contra a poliomelite, mas apenas 35% tenham sido levadas pelos pais ou responsáveis para vacinar. São 10 mil crianças sem a imunização. 10 MIL, gente! É um retrocesso cultural-sanitário jamais visto no país porque não é exclusividade de Petrópolis.
Terceira prorrogação
O índice em Petrópolis está absolutamente abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde e considerada segura, que é de 95%. No município, a campanha, que já foi prorrogada duas vezes devido à baixa cobertura, segue agora até o dia 27 de outubro.
Política sob a ótica das prostitutas
Não tem como perder o livro “O outro lado do poder” (Máquina dos Livros) do jornalista Silvio Barsetti. O lançamento é terça-feira na Livraria Travessa do Leblon, no Rio. Barsetti aborda a história da política brasileira sob a ótica das prostitutas. O jornalista revela casos reais do funcionamento da indústria do sexo no universo político – de Getúlio Vargas, JK, Itamar Franco e Jânio Quadros até figuras mais atuais.
Bota-fora
É realmente um mistério a dragagem nos rios da cidade. A Prefeitura diz que ela e Inea já retiraram 73 mil toneladas de detritos – o equivalente a oito campos de futebol. Mas levaram isso tudo para onde? Lixão de Pedro do Rio? Taí uma pergunta que já fizemos inúmeras vezes e continua sem resposta.
Batatinha frita 1,2,3
Não sei se a gente prefere eleição ou a ‘vida normal’. Vejam que Alexandre Gurgel, que foi candidato a prefeito em 2020, passado o primeiro turno em que estava fazendo campanha para Altineu Cortes, agora foi às redes sociais para nos brindar com uma receita de batatinha assada. A gente preferia a receita da batatinha frita, 1,2,3…
Passou da hora
Agora que já tá bem melhor a Serra Velha – conforme comentamos aqui – o pessoal que mora lá pediu para a gente dar um recado à Trel, empresa de transporte público que opera na região: já pode aumentar a quantidade de ônibus.
Pega um secador!
E a gente comentou aqui que o Palácio de Cristal foi novamente fechado porque abriram o espaço para a Bauernfest sem que o piso estivesse apto a receber os visitantes. E que a empresa responsável pela obra alega que são necessários 15 dias sem chover em Petrópolis para que o piso, que está recebendo um retoque, seque de forma adequada. Gente, 15 dias sem chover em Petrópolis nunca ninguém viu. Melhor um secador de cabelos. Partisans têm um para emprestar, só passar aqui.
Rotatividade
Muitas empresas não estão sabendo lidar com a rotatividade de funcionários. Permanência de jovens por poucos meses no trabalho já ganhou nome nos Estados Unidos, o ‘job hopping’, o pular de emprego. Quem permanece mais tempo fica dois anos no mesmo local de trabalho estourando. Há alguns anos as empresas tinham muitos funcionários com mais de 10 anos de trabalho.
Cobranças
Pegou fogo nos bastidores da prefeitura a divulgação da fala da promotora Denise Tarin nos stories da página do prefeito no Instagram. A ocasião era a audiência sobre a reconstrução da cidade após as chuvas e teve gente que ficou muito insatisfeita porque em certo momento era como se o prefeito estivesse concordando com o Ministério Público que cobra ações mais efetivas do executivo.
Cacique Cobra Coral
Falando em obras e chuvas e a gente já treme com o verão que se avizinha e o risco de novas tragédias. Já tocamos no assunto vááááááárias vezes e não custa mais falar uma: contratar a Fundação Cacique Cobra Coral, entidade espírita que diz controlar o tempo. Prefeitos do Rio como César Maia e Eduardo Paes a contrataram várias vezes e no período do combinado não choveu a ponto de causar estragos na capital. E eles divulgaram amplamente a contratação.
Material de campanha
Não é por nada, não, mas direita e esquerda estão decepcionando em Petrópolis neste segundo turno. A gente não recebe um panfleto de nenhum dos dois candidatos, não vê uma bandeira, não tem carro com adesivo e comício, então, nem pensar.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br