1/3 dos vereadores de Petrópolis são candidatos a deputado
O número – cinco candidatos a deputado entre os 15 que têm assento como vereadores – nem é o maior dos últimos anos, mas é expressivo se for considerado um detalhe: três são estreantes como vereadores e, portanto, tem menos de dois anos de mandato. A exceção é Gilda Beatriz, no terceiro mandato. Marcelo Lessa foi suplente pouco mais de um ano na legislatura passada. Já Eduardo do Blog, Yuri Moura e Octávio Sampaio ainda não completaram nem o primeiro mandato e creem estarem aptos para voos mais altos.
Águia da Praça
Gente, vamos combinar: a águia da Praça está mesmo por um fio. A cobra já foi toda embora e agora a água ‘segura’ a armação de ferro. Não é possível que não se consiga em todo o país um restaurador para o monumento. E a cada dia que passa vai ficar ainda mais difícil essa recuperação.
E a DP?
Já é tempo demais para que a Delegacia de Polícia do Centro não retorne as atividades. O prédio, no Retiro, foi atingido pela enchente de fevereiro. Mas, passados sete meses já deu para o governo do estado resolver a questão. Até hoje a DP do Retiro está funcionando em Itaipava, no mesmo prédio da DP dos distritos.
Folga dos mesários
Este ano, 830 mil pessoas se apresentaram à justiça eleitoral para trabalhar como mesários voluntários, quase o dobro de 2018. Mas, não é só pelo espírito cívico. Quem trabalha com carteira assinada e é mesário ganha dois dias de folga por cada dia trabalhado na eleição incluindo os dias de treinamento.
Não custa avisar
Com a inflação de cerca de 10% nos últimos 12 meses, segundo o IBGE, o crescimento real do repasse do Fundo de Participação dos Municípios foi de pouco mais de 1%. Especialistas em orçamento têm recomendado que os gestores públicos façam uma reserva técnica para que os cofres municipais não sofram se o FPM mantiver a tendência de estagnação. Petrópolis recebe por ano quase R$ 100 milhões de FPM.
Prédio da Floriano Peixoto
Mais um mês começando e até agora nada sobre o prédio da Floriano Peixoto comprado por R$ 3 milhões pela prefeitura? Não se sabe até hoje se vai ter seus 32 apartamentos doados a desabrigados ou se vai ser um abrigão…
Fazendo as pazes
Lá trás, Bernardo Rossi ajudou Hingo Hammes a ser presidente da Câmara. E, por conta disso, conforme a legislação, Hingo acabou virando prefeito interino no impedimento do eleito, Bomtempo. Sentado na cadeira de prefeito Hammes se distanciou e criticava Bernardo Rossi. Os dois acabaram trocando de mal. Mas, nada como uma eleição para unir as pessoas, né? Hammes até posa para fotos com Bernardo Rossi declarando publicamente apoio em sua candidatura a deputado estadual.
Ficou por isso mesmo
O retorno de 100% da frota de ônibus às ruas da cidade ficou mesmo só no desejo. Com a questão judicializada, a gente continua com os 35 ônibus a menos que foram vendidos pelas empresas e uma infinidade de linhas operando com menos horários.
Ah, a CPTrans…
Falando em transporte público, continuam as nomeações políticas na CPTrans, empresa que deveria zelar pelo sistema coletivo de ônibus. Até mesmo cargos operacionais estão sendo ocupados por estreantes. Depois dá errado e ninguém sabe porque…
Natal
Agora que a Bauernfest acabou, não custa avisar para a prefeitura ficar esperta: Gramado já colocou o bloco na rua e faz propaganda do seu Natal de Luz, de 27 de outubro a 29 de janeiro de 2022, em sua 37ª edição.
Dureza
A gente não chega ao final da eleição com a sanidade em dia, não. É candidato se emocionando em vídeo nas redes sociais e chorando, é tbt de quando era criança, é foto de batizado e primeira comunhão, de casamento… Tá difícil a vida do eleitor.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br