• No Valparaíso, montanha de entulho ocupa toda a calçada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/02/2020 10:56

    Pedaços de madeira, restos de obra e até um colchão de casal ocupam o lugar do que deveria ser destinado aos pedestres em uma calçada na Rua São Norberto, no Valparaíso. A montanha está bem ao lado de uma caçamba vazia, chamando ainda mais atenção de quem passa pela rua.

    A cena foi registrada na noite de domingo, mas poderia ter sido em outro dia ou qualquer outro lugar. Isso porque a cena se repete dia após dia. O entulho despejado ao lado das caçambas de lixo é rotina. O problema é que não é a equipe que faz a coleta de lixo que recolhe o entulho, coisa que muita gente não sabe – ou finge não saber. 

    O despejo de entulho em via pública é proibido pelo Código de Posturas municipal. Cabe inclusive multa ao infrator. Hoje elas custa R$ 800, mas pode aumentar se o prefeito Bernardo Rossi transformar em projeto lei a sugestão da Câmara Municipal para atualizar o documento. Hoje, sem ver uma fiscalização eficiente, muita gente deixa a regra para lá e prefere despejar tudo o que não quer ou que não serve mais pelas ruas. 

    O que diz a Prefeitura 

    A Prefeitura informou que a Comdep vai enviar uma equipe à Rua São Norberto, para fazer a remoção de entulho e frisou que “o despejo de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos sobre ruas e calçadas é proibido pelo Código de Posturas do município. A destinação correta é o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e recebe multa de R$ 800”, alertou.

    A população pode ajudar a coibir o descarte irregular de entulho denunciando os casos para a Fiscalização de Posturas, pelo telefone 2246-9042, e para a Comdep, pelo 2292-9500. A Comdep oferece o serviço de recolhimento gratuito de até 20 sacos de entulho por meio do serviço Disque Entulho – os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 2243-7822.

     

    Últimas