• No século XXI, a informação pode ser a principal ferramenta para fazer seu negócio prosperar

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/09/2019 16:15

    Em um mundo cada vez mais conectado, as empresas sabem que não dependem apenas de sua visão de negócios para ser bem-sucedidas. Pesquisas apontam para um fator primordial que parece marcar o século 21: a informação. E quanto mais se obtém, melhor para conseguir seus objetivos. Por isso, as empresas aprimoram a ofensiva para a conquista de novos clientes através da chamada vantagem competitiva, pois através de estudos próprios e seus concorrentes se consegue uma orientação para vencer o incrível mundo da concorrência.

    Para compreender o real conceito, uma vantagem competitiva origina-se de uma competência central do negócio. Competência é uma habilidade adquirida no segmento onde você atua ou naquilo que você faz, mas para se transformar em vantagem competitiva, você precisa exercê-la melhor do que os seus concorrentes. Michael Porter, professor da Harvard Business School, foi mais a fundo porque defende uma estratégia agressiva para que consiga superar as adversidades no mundo dos negócios para vencer e isto se encaixa no contexto do Brasil atualmente.

    Em Petrópolis, dentro do contexto do Serratec – o polo de desenvolvimento da transformação digital e negócios do setor da informática –, uma empresa se destaca no posicionamento de seu negócio para ajudar outras a melhorarem seu fluxo de informação, a fim de criar estratégias para ajudar a impulsionar as empresas no mercado. A Info 4, que começou no Rio de Janeiro e posteriormente trouxe a sua sede principal para o município, abriu suas portas para a reportagem da Tribuna para explicar quais ferramentas auxiliam seus clientes.

    Leia também: Serratec inicia aulas de qualificação profissional de olho no mercado de tecnologia

    Com o objetivo de conseguir antecipar o máximo possível sua decisão estratégia, para um melhor resultado final sobre seus concorrentes, a empresa petropolitana é uma das melhores do segmento no país. Como prova disso, em sua carteira de clientes, companhias estatais e privadas que recebem atualizações diárias sobre todas as mídias existentes hoje, do jornal impresso até as redes sociais. O trabalho é tão minucioso e moderno que todo o aparato montado pela Info 4 capta notícias, em tempo real, que posteriormente vão para um banco de análise, onde são compiladas num avançadíssimo mecanismo de inteligência artificial e mais uma equipe formada por diferentes profissões que contribuem para uma análise completa sobre seu negócio e da concorrência.

    Segundo Alexandre Macedo, um dos sócios da Info 4, o trabalho de coleta de dados realizado pela empresa é um excelente auxiliar para a criação de estratégias e tomada de decisões sobre um determinado produto. São informações precisas que, com análises de especialistas, auxiliam os clientes. Sendo assim, entra em campo a inteligência corporativa, cuja meta principal é sair na frente dos concorrentes com informações valiosas.

    “É vencer na competição. Para isso, ter as melhores ferramentas e ganhar dinheiro. Só que não é apenas dar o caminho para vender mais, mas ter uma boa estrutura de custos que podem variar. Seu produto precisa ter um atributo diferente. Portanto, ser competitivo é ser bemsucedido”, explicou Macedo.

    Para o empresário, a vantagem competitiva no mercado é um diferencial tanto para a empresa como para o funcionário. Sobretudo com as mudanças provocadas pela transformação digital, mais do que nunca, o uso de habilidades complexas pode determinar seu ganho no mercado. Usou, como exemplo, um restaurante que pode ilustrar o quão é importante obter informações capazes de mudar seu negócio para ser lucrativo e, ao mesmo tempo, competitivo.

    “Você tem um restaurante e ao seu lado tem um similar. Você pode ter até a melhor comida, mas seu concorrente poderá ter um diferencial, como a simpatia no atendimento ao cliente, por exemplo, que acaba atraindo mais pessoas. O que pode aprender com isso? Você pode mudar o cardápio, melhorar a relação com quem frequenta seu negócio, ou oferecer coisas diferentes em seus produtos. Tudo isso oferece uma compreensão geral sobre o que acontece. Assim, pode ter sucesso no seu empreendimento”, finalizou o empresário. 

    Últimas