• Natal do Sesc terá show de Flávio Venturini em intensa programação cultural

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/12/2019 09:00

    O “Natal é a Gente que Faz”, programação natalina do Quitandinha, está repleto de atrações na Região Serrana. A agenda, que começa hoje, envolve atividades em diversas linguagens artísticas, como música, teatro, dança, circo, artes visuais, audiovisual e literatura. O cantor Flávio Venturini faz show no dia 20, no Teatro Sesc Quitandinha. A programação oficial se estende até o dia 21 de dezembro nas unidades do Sesc e em espaços públicos, como praças e ruas de comércio. Nesta edição, a programação e a identidade visual foi construída sob inspiração do poema “Eu sei, mas não devia”, da escritora Marina Colasanti, que participa da programação.

    Embora as atividades já comecem nesta primeira semana do mês, o ponto alto será no dia 13 de dezembro, com a abertura oficial no Sesc Quitandinha. Será com o concerto da Orquestra Maré do Amanhã, composta por jovens músicos da comunidade da Maré, no Rio de Janeiro. Na mesma data, o Palácio será todo iluminado com mapping com motivos natalinos. A tradicional árvore natalina montada em frente ao Lago será iluminada neste domingo (8/12). A escritora Marina Colasanti também marca presença na abertura oficial do evento. 

    Além do mapping e da árvore natalina, um dos destaques em artes visuais do Sesc Quitandinha, em Petrópolis, será a exposição “Diálogos Miguel Rio Branco e Isidora Gajic – Habaneras”. A mostra, que abre nesta sexta-feira (6/12), conta com obras inéditas no Brasil do espanhol naturalizado brasileiro Miguel Rio Branco e da sérvia Isidora Gaji, ambos moradores de Petrópolis e aclamados internacionalmente. Eles apresentarão 147 fotos, uma instalação e um vídeo, obras essas que foram criadas individualmente ou em parceria e que retratam concepções poéticas e filosóficas que tiveram em Cuba nos anos de 1994 e 2016. Além da Orquestra do Amanhã, os destaques musicais do Sesc Quitandinha são Hermeto Paschoal (que apresentará uma canção composta durante o Rio Sesc Jazz, no Quitandinha, em 2018), O Relicário de Cássia Eller (14/12), Manaká Passarinheiro, Canarinhos de Petrópolis (15/12) e Flávio Venturini (20/12). 

    Entre as atrações literárias está uma intervenção poética voltada para bebês (14/12), sarau e contação de histórias. Também haverá encontro entre escritores petropolitanos e um bate papo com o empresário Luiz Boralli Garcia (11/12), administrador do Palácio Quitandinha entre 1963 a 1989, que falará com o público sobre suas lembranças registrada no livro “A História do Quitandinha, da Construção aos Dias Atuais”. Em artes cênicas, o público poderá conferir os espetáculos “Dias e noites… são assim” (5/12), “Pela civilização” (6/12), “O tratado da Sr. Clap” (15/12), o cortejo cênico “Lugares” (13/12), Mágica Close UP (14/12) e “Ouvi dizer que a vida é boa” (19/12), no Teatro do Sesc Quitandinha ou em espaços públicos da cidade. 

    Ainda em Petrópolis, o Sesc Nogueira recebe os grupos Quintal do Céu (7/12) e Forrofiando (13/12) e o cantor e compositor Kadu Magalhães, que, ao lado do amigo Rogério Miranda, apresenta músicas do EP “Retorno”, no dia 14. Apresentações de artes cênicas também integram a programação, como os espetáculos “Natal de Repente” (13/12), com as cias Cerne e de Arte Popular, “A Rosa que gira a roda” (14/12), da Cia. Teatro Povo do Cafundó, e “O Incrível encontro de Cucaracha e Theobalda” (15/12), com Florencia Santángelo e Raquel Theo”. O grupo Imáginário Pau-Brasil apresenta o espetáculo literário Natal em Cordel, no dia 14. O Auto de Natal em Família será apresentado no dia 22. Além da sua unidade na Estrada do Calembe, o Sesc Nogueira levará programação também para espaços como os shoppings Vilarejo, Estação e Arcádia, em Itaipava. 

    Últimas