• Nas alturas: aos seis meses, Gabi é a mais nova montanhista do Parnaso

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/08/2019 13:39

    Com apenas seis meses de idade, Gabi já se aventurou em mais trilhas e montanhas que muita gente grande. Com os pais, Fernando e Marcela Tenório Barros,  apaixonados por montanhismo, fez no início deste mês a Travessia Petrópolis x Teresópolis, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). Agarradinha no canguru, Gabi já fez trilhas em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e desta vez, pela primeira no Rio de Janeiro. 

    Leia também: Dermomicropigmentadora e visagista de Petrópolis lançará livro na Bienal

    A primeira aventura, a bebê encarou ainda na barriga da mãe. Fernando contou que pratica montanhismo há mais de 20 anos. E que foi natural incluir a filha no estilo de vida. A intenção do casal é escalar as sete maiores montanhas de cada continente, Fernando já escalou três delas. Mas quando descobriram a gravidez, os planos mudaram um pouco, e a primeira aventura foi uma viagem de mais de 30 mil km pela América do Sul. “Queremos quebrar o tabu de que bebê não pode fazer trilha. Sempre fizemos tudo com muita consciência baseado no conhecimento e na confiança na experiência destes anos”, disse Fernando.

    Gabi fez a primeira trilha com 53 dias. A família de paulistas escalou a Pedra da Macela, na cidade de Cunha, em São Paulo. “Fizemos para ver como ela reagia. E a experiência foi ótima. Depois disso vieram as catorze trilhas. Foram quatro travessias, entre Pico da Bandeira, em Caparaó, travessia Lapinha x Tabuleiro Via Pico do Breu e Chapada dos Veadeiros. A Serra dos Órgãos era um trekking que nunca tínhamos feito”. 

    Como Gabi já não era uma bebê tão frágil, o planejamento e a pesquisa ajudou o casal a se preparar para o desafio da Serra dos Órgãos. Usaram equipamento de escalada, para ajudar a içar o kid carrier, revezaram o peso do equipamento e da Gabi, sempre agarradinha. A travessia começou no dia 7 de agosto pela entrada do Parque no Bonfim, e terminou dia 9, em Teresópolis, no dia em que Gabi completou 6 meses.

    “Ela foi super bem. Na trilha a cada uma hora, nos parávamos para a Marcela amamentar. Ela acorda e dorme durante a trilha. Não reclama de nada. Quando chegamos no abrigo ela é muito bem recebida por todos”, contou.

    A escolha do clima também foi essencial para o sucesso da expedição. Fernando contou que garantiu o bom tempo, para não colocar a Gabi em risco, caso pegassem uma chuva no caminho. “Não sabemos se a Gabi foi a bebê mais nova a fazer a travessia. O controle do parque não é muito preciso. Mas os guardas parques disseram que ela é a menor. Teve uma ocasião em que um bebê de quatro meses foi para fazer a travessia, com uma família de gringos, mas por causa do frio, não foi bem-sucedido e tiveram que retornar”. 

    A aventura foi vivida em cada detalhe pela bebê. Fernando contou que Gabi estava sempre atenta aos sons das árvores, dos pássaros. E que nas paradas podia até colocar os pezinhos na terra para aproveitar. Os riscos, segundo Fernando, existem. Mas com planejamento, o resultado foram momentos incríveis em família, e claro, fotos lindas. 

    No Blog da Aventura (https://blogdaaventura.com/) Fernando conta um pouco das aventuras e dá dicas para quem quer praticar montanhismo com os pequenos. 

    Foto: Arquivo pessoal Fernando e Marcelo Tenório Barros

    Últimas