• Não nos deixe sós!

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/02/2020 14:39

    Depois da morte e sepultamento de Jesus, “naquele mesmo domingo, à tarde, os discípulos de Jesus estavam reunidos de portas trancadas, com medo dos líderes judeus.” (João 20.19) 

    Quem de nós já não se sentiu com medo pelos mais diversos motivos? O medo dos discípulos era porque eles estavam sozinhos, sem Jesus. O Mestre, que tinha mostrado poder e sabedoria e que parecia mais forte que todos, pois tinha até mesmo feito pessoas voltar a viver, estava morto. Agora eles estavam sozinhos, abandonados. 

    Quem os ajudaria? Assim também é conosco. Tantas e tantas vezes na vida nos sentimos sozinhos, abandonados. Não sabemos o que fazer. Pensamos nas mais diversas alternativas e não temos saída a não ser buscar ajuda para sair daquela situação de dificuldade. Isso é algo muito difícil para nós. Preferimos mil vezes ajudar os outros que pedir ajuda uma vez apenas. 

    Preferimos ser autossuficientes, resolver sozinhos nossos problemas. Isso é assim porque pedir ajuda aos outros expõe nossa fraqueza, às vezes nos coloca numa situação constrangedora de falar algo com outro que preferíamos não revelar. Há também um outro fator a considerar: nós não refletimos o suficiente sobre o fato de que precisamos uns dos outros, de que não podemos fazer tudo sozinhos nem resolver tudo sozinhos. Isso é assim desde nossa existência sobre a face da terra. 

    A Bíblia nos mostra isso quando Deus criou a mulher: “Depois o Senhor disse: – Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade.” (Gênesis 2.18) Nos momentos de dificuldade, duas questões vêm à nossa mente: Primeiro, perguntamos, questionando: “porque Deus permitiu que isso acontecesse comigo?”

    Segundo, olhamos para Deus e pedimos por Sua ajuda: “Deus, não me abandone. Me ajuda!” E então percebemos que não estamos sozinhos. Percebemos que Jesus é nosso companheiro de caminhada, pois Ele nos disse: “E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” (Mateus 28.20) 

    Percebemos que Deus nos deu amigos. Vemos quantos amigos temos ao nosso lado. Amigos que nos ajudam. Que se importam conosco. Em situações de doença, vemos como Deus foi generoso e nos deu médicos, enfermeiros que cuidam de nós. E, assim, vemos que a bondade divina se revela de muitas maneiras e que aquele sentimento de medo e abandono pode ser superado, pois Deus não nos abandona e também coloca pessoas amigas em nosso caminho para nos ajudar.

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. Avenida Ipiranga, 346. Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24 2242-1703.

    Últimas