• Música e performance no esporte: o que tem a ver?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/01/2017 12:45

    A música é uma ótima maneira de regular ou modular o humor. Ela pode aumentar sentimentos positivos como vigor, felicidade e emoção, enquanto, ao mesmo tempo, reduz os sentimentos negativos, como tensão, depressão, raiva e fadiga. Todos podemos usar a música para diversas coisas, como para diversão, relaxamento, celebração ou mesmo concentração.

    A Deezer, serviço global de streaming de música, convidou o jogador inglês de rugby Ben Doden do time Northampton Saints e o psicólogo esportivo Costas Karageorghis da Universidade de Brunel, localizada em Londres, para examinar a relação entre a música e o desempenho esportivo. Karageorghis lançou o livro Applying Music in Exercise and Sport – Aplicando a Música no Exercício e no Esporte – revelando a ligação entre a música e o esporte.

    Dentre os principais resultados, pode-se afirmar que a música é extremamente eficaz na motivação dos atletas quando submetidos a uma atividade física. Ouvir uma playlist motivacional personalizada pode fazer uma atividade fí- sica de longa duração parecer mais fácil, ao mesmo tempo, foi observado que o humor pode ser melhorado quando uma pessoa escuta música durante o período. Isso acontece porque a música pode reajustar a atividade elétrica no cérebro permitindo que os efeitos prejudiciais da fadiga sejam diminuídos nos músculos trabalhados. Em âmbitos gerais, as pesquisas revelaram que a música pode aumentar o desempenho durante o esporte e exercício, ajudando a pessoa a entrar em um estado psicológico onde os movimentos são mais fluidos e graciosos, e a experiência mais gratificante.

    Como parte do experimento, o jogador Ben foi submetido a uma série de testes científicos a fim de determinar como a música que ele estava ouvindo através da ferramenta de trilha sonora personalizada gerada por uma combinação algorítmica da Deezer, o Flow, teve influência direta no seu desempenho físico e emocional durante o exercício. Os testes incluíram medida de força, treinos de obstáculos, corrida em esteira e extensões de pernas, relacionados com a absorção de oxigênio, ondas cerebrais, percepção de esforço, humor, motivação, excitação e foco atencional.

    Últimas