• Museu Imperial inaugura exposição D. Maria da Glória: princesa nos trópicos, rainha na Europa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/12/2019 13:00

    O Museu Imperial inaugurou neste sábado (7) a exposição “D. Maria da Glória: princesa nos trópicos, rainha na Europa”, em comemoração ao bicentenário do nascimento de d. Maria da Glória, rainha d. Maria II de Portugal. O evento contou com apresentação cênico-musical, interpretada pela atriz Madá Nery e a cravista Rosana Lanzelotte. Os irmãos representantes da Família Imperial, Cristina e Francisco de Orleans e Bragança, participaram da cerimônia.

    Espetáculo cênico-musical durante a cerimônia de abertura da exposição. Foto: Rogério Tosta/Tribuna de Petrópolis

    Protagonista de uma vida surpreendente e repleta de desafios, d. Maria da Glória é a primeira filha de d. Pedro I com a imperatriz d. Leopoldina. Aos sete anos de idade foi proclamada rainha de Portugal, casou-se três vezes e sobreviveu a dez gravidezes, falecendo no 11º parto. O acervo que narra a história de vida da monarca é composto por mais de 100 obras, inclusive cartas trocadas com o irmão caçula, D. Pedro de Alcântara, sobre assuntos familiares. Um espaço interativo propõe ao público uma reflexão sobre a evolução da arte da fotografia a partir dos retratos expostos.

    A composição da mostra foi realizada com o apoio de instituições como o Museu Nacional de Belas Artes, a Fundação Biblioteca Nacional e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, que cederam itens de suas coleções históricas e artísticas. Também foram fundamentais para a realização do projeto a opoio da Petrogal Brasil, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural Português em Brasília da embaixada de Portugal, Coleção Ivani Jorge Yunes e Museu Histórico Nacional.

    A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10h30 às 18h. O Museu Imperial fica na Rua da Imperatriz, 220, Centro. Informações pelos telefones (24) 2233-0300 / 22330360.

     

    Últimas