• Município terá sinalização ampliada para garantir segurança dos ciclistas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/01/2020 16:45

    A situação da ciclofaixa na Avenida Barão do Rio Branco e a implementação de uma malha cicloviária foram discutidas nessa quinta-feira (30) na Câmara Municipal, numa reunião convocada pelo vereador Marcelo Lessa (Solidariedade), com a presença da Associação de Ciclistas de Petrópolis (Acip) e da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans). Durante a reunião, ficou clara a necessidade de ampliar a sinalização na cidade para atender aos ciclistas e, também, de criar uma campanha de conscientização sobre a importância de respeitar quem anda de bicicleta. 

    O presidente da CPTrans, Jairo da Cunha Pereira, acompanhado do diretor técnico e operacional da empresa, Luciano Moreira, falou sobre as medidas que serão tomadas para ampliar a segurança dos ciclistas e das pessoas que usam o Circuito de lazer da Avenida Barão do Rio Branco. De acordo com ele, o projeto é aumentar o número de pórticos e de cones, fazer o monitoramento por vídeo, que aos poucos será estendido a toda cidade.

    Leia também: Carro invade o Circuito de Lazer na Barão do Rio Branco e atropela duas pessoas

    Ouça também:

    As medidas de segurança na Barão do Rio Branco incluem a aquisição de radar móvel e a instalação de um equipamento chamado de “anjinho”, usado para educação no trânsito, sinalizando quem não respeita o limite de velocidade e parabenizando quem respeita. Jairo Pereira explicou que algumas medidas serão tomadas de imediato e outras vão depender das obras de recuperação de todo pavimento da via, que serão realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit). 

    Questionados sobre o projeto para implementação da malha cicloviária, Luciano Moreira falou sobre o projeto Ciclorrota, que será implantado em três fases, sendo a primeira no Centro Histórico. O objetivo é facilitar o uso da bicicleta e, para que isto aconteça, segundo Luciano, algumas medidas precisam ser tomadas, como sinalização horizontal ao longo da via, evidenciando os espaços para bicicleta, moto e carro. 

    A presidente da Acip, Isabele Guedis, disse que o projeto da ciclorrota é interessante, mas chamou atenção para a necessidade de ampliar a sinalização e promover uma campanha de conscientização. Na sua opinião, as pessoas vão ter que aprender a compartilhar as ruas, pois em Petrópolis é complicado criar faixas exclusivas em todas as ruas da cidade. 

    A reunião, além do vereador Lessa, contou com a participação dos vereadores Marcelo da Silveira (PSB), Gilda Beatriz (MDB), Jamil Sabrá Neto (PDT) e Leandro Azevedo (PSD). Azevedo e o doutor em educação física, Renato Farjalla, ressaltaram a importância do Circuito de Lazer da Barão do Rio Branco para a saúde, já que  muitas pessoas passaram a fazer exercícios todo domingo. 

     

     

     

    Últimas